Veja como solicitar a nova Carteira de Identidade no ES
Para fazer o documento, o interessado deve agendar em um dos 14 postos. Há locais sob livre demanda em municípios do interior
Escute essa reportagem
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está sendo emitida no Estado desde a última segunda-feira (01), com a primeira via gratuita. São 14 postos para agendamento e outros no interior com atendimento sob livre demanda.
A partir do novo padrão, independentemente do estado da federação em que o cidadão solicite o documento, ele terá o número do CPF como seu número de RG. A perita oficial criminal Juliana Arósio Sales, do gabinete da Polícia Científica, destaca que, com esse sistema implementado, vai ser dificultada a emissão de carteiras de identidade mediante fraude ou golpes. Isso porque, a partir de agora, vai ter um único banco de dados, pelo qual a identidade civil vai passar a ser emitida.
“Até agora, cada cidadão poderia legitimamente emitir um documento de identidade em cada estado do País. Isso permitia, direta e indiretamente, a possibilidade de fraudes. A partir de agora, seja em qual for o estado que o cidadão emitiu uma carteira, ele vai ter o número do CPF e vai ter um banco de dados só”, diz.
Juliana destaca que a carteira de identidade é um documento importantíssimo de acesso da população a políticas públicas, na saúde, na educação e outros serviços.
Outra inovação importante é a disponibilidade da versão digital do documento na carteira digital do gov.br, a partir da impressão do documento físico.
O nome social também poderá ser incluído, mediante a solicitação do requerente.
“Todas as pessoas que emitiram carteira de identidade, desde maio do ano passado, podem baixar o aplicativo do governo do Estado e ter a sua carteira de identidade no celular. A Carteira de Identidade Nacional também vai estar disponível de forma digital, no wallet do gov.br, como tem a CNH e outros documentos federais. Então, a gente tem que fazer o documento”, afirma a perita.
A carteira de identidade passará a contar com um código internacional que a torna um documento de identificação em viagem, o código MRZ (Machine Readable Zone) e informações sobre doenças poderão ser incluídas na versão física do documento.
Desde janeiro, já foram emitidas 598 novas Carteiras Nacionais de Identidade, segundo Juliana, em um projeto-piloto
Veja como tirar nova Carteira de Identidade
Início da emissão: segunda-feira (01/04)
Validade do modelo antigo: até fevereiro de 2032.
Agendamento
O cidadão deve agendar seu atendimento em um dos 14 postos de identificação que disponibilizam vagas no site agenda.es.gov.br.
Os demais postos no interior do Estado atendem sob livre demanda ou agendamento prévio, bastando que o cidadão procure o atendimento com os documentos necessários.
Os endereços podem ser acessados no link: https://pci.es.gov.br/cin
Nos casos de idosos, pessoas com deficiência ou com necessidades especiais (devidamente atestadas por laudo médico), não há necessidade de agendamento prévio.
O atendimento é feito diretamente no posto de identificação, por ordem de chegada.
Documentos
Os documentos necessários são: certidão de nascimento ou casamento, conforme for o estado civil, e comprovante de residência.
Outros documentos podem ser inseridos na versão digital, como título de eleitor, CTPS, CNH, PIS/Pasep. Para tanto, o cidadão deve levá-los também para o momento do atendimento.
No momento do atendimento são coletados os dados biográficos, impressões digitais e fotos.
O prazo de entrega é de aproximadamente 30 dias.
Para crianças até 5 anos, é necessário que os responsáveis levem uma foto 3x4, para o caso de não ser possível a fotografia nos equipamentos de coleta biométrica.
Isenção de taxa
Os cidadãos que precisarem da 2ª via, antes da troca, e solicitarem isenção da taxa de R$ 76 deverão levar documento de comprovação da situação de isenção.
São elas: roubo/furto do documento com apresentação de boletim de ocorrência e comprovação de renda de até 3 salários mínimos.
O Documento Único de Arrecadação (DUA) para o pagamento da taxa pode ser emitido no link: https://internet.sefaz.es.gov.br/agenciavirtual/area_publica/e- dua/procurar-taxas.php.
Formatos
Papel e digital na carteira digital do gov.br. A opção em cartão de policarbonato deve estar disponível a partir do ano que vem.
Em papel, a primeira via é gratuita e em cartão é paga.
As renovações por obrigação de lei também são gratuitas.
As carteiras deverão ser renovadas: 0-11 anos: a cada 5 anos; 12-59 anos: a cada 10 anos; a partir de 60 anos: validade indeterminada.
A carteira digital fica liberada a partir da impressão da carteira em papel.
Prazo de entrega: 30 dias.
Algumas novidades
Independentemente do estado em que o cidadão solicite o documento, ele terá o número do CPF como seu número de RG.
Ou seja, com a unificação do número em todo o País, agora o número do CPF que valerá.
A partir da impressão do documento físico, fica disponível a versão digital do documento no wallet do gov.br, como ocorre com a CNH.
O número da CTPS, PIS/Pasep e o título de eleitor também poderão ser incluídos, mas estarão só na versão digital do documento.
Passará a ter um código internacional (MRZ) que o torna um documento de identificação em viagem.
Fonte: Polícia Civil.
Comentários