Festa da Penha: Momentos de fé e devoção no Convento
Centenas de fiéis conferiram na segunda-feira a programação em homenagem à padroeira. Esta terça é dia de bênção dos casais
Escute essa reportagem
A Festa da Penha está a todo o vapor, unindo fiéis e os emocionando com uma programação recheada de muita fé, que vai até a próxima segunda-feira (08). Com o tema “Não Negues Nunca a Tua Mão a Quem Te Encontrar!”, esta terça (02) é o terceiro dia do Oitavário, que conta com muitas ações.
Além das missas que acontecerão na Capela do Convento às 7h, 9h e 11h, também haverá o Devocional Oitavário às 15h e a missa às 16h, ambos no Campinho.
Às 19h30, será realizada a bênção para os casais, no Campinho, com o padre Diego Carvalho, de Guarapari, e a cantora missionária da Comunidade Shalom Suely Façanha.
Suely tem uma longa carreira na música católica e deverá inspirar os casais com música e testemunho de fé.
O casal de empreendedores Valéria Barreto, 56 anos, e Lúcio Otávio, 57, é devoto de Nossa Senhora há 14 anos e marcará presença na bênção.
“Estou muito animada para esse momento, ele é importantíssimo. Todos os casais deveriam participar, porque é lindo, emocionante demais, e toca bastante no coração da gente”, disse Valéria, que junto do marido, é voluntária da Festa da Penha.
“Nossa Senhora nunca nos abandonou e a abraçamos até hoje. A devoção a ela é um chamado”, completou.
Os dois também participaram da festa desta segunda (1º), que foi o 2º dia do Oitavário e teve como tema “Contigo pelo caminho, Santa Maria vai!”. Missas na Capela, Devocional Oitavário realizado por freis do Convento, missa com a área pastoral Serrana e o espetáculo “As 7 Alegrias de Maria” fizeram parte da programação.
O casal Alex Sander, 51, lavrador, e Rosileni Maioli, 48, dona de casa, participou do evento na segunda e comentou que desde cinco anos atrás, sempre que podem, comparecem à festa. “Viemos para participar da missa com a região Serrana, somos de Marechal Floriano”, disse Alex.
Evento
A Festa da Penha começou no domingo (31), está em sua 454ª edição e faz parte dos maiores e mais antigos eventos religiosos do Brasil, de grande relevância na identidade e na cultura do povo capixaba.
É uma realização da Mitra Arquidiocesana de Vitória, Convento da Penha e Associação dos Amigos do Convento da Penha, com e correalização da Prefeitura de Vila Velha.
“Ela é tudo para mim”
Devota de Nossa Senhora da Penha há quase 50 anos, a aposentada Maria do Carmo, de 72 anos, sempre comparece às programações da Festa da Penha.
“Participo desde que minha mãe era viva. Todos os anos ela ia para minha cada para a gente vir. Nunca perdemos a festa. Nossa Senhora da Penha é tudo para mim”, comentou.
A relação de Maria do Carmo com a santa é de muita conexão e milagres. “Minha irmã ficou internada e eu pedi muito a Nossa Senhora para cuidar dela, segurar na mão dela, e hoje ela está bem melhor”, afirmou a aposentada, bastante emocionada.
“Vim para agradecer”
A dona de casa Elisabeth Ribeiro, de 64 anos, esteve presente na Festa da Penha na segunda-feira e disse que é devota da santa desde a infância.
“A minha fé em Nossa Senhora da Penha começou desde quando eu era criança. Minha mãe já me ensinava. Fiquei adulta, continuei com ela. Todos os problemas que tenho, recorro a ela. No ano passado, por exemplo, meu marido fez uma cirurgia e conversei com ela. Mas neste ano só vim para agradecer”, disse Elisabeth. Ela contou que toda sua família é devota.
Pela primeira vez com a filha
A médica Monique Facco, de 34 anos, e seu companheiro, o empresário Rodrigo Vervloet, 43, levaram sua filha Alice, de cinco meses, à Festa da Penha, no 2º dia do Oitavário. O casal planeja participar de outras ações do evento.
“A gente procura vir todo ano, participar do máximo de celebrações possíveis. Somos devotos da padroeira do nosso Estado, estamos muito felizes por estar aqui, principalmente porque neste ano pudemos trazer a nossa filhinha pela primeira vez”, disse Rodrigo.
No ano passado, Monique marcou presença na Romaria das Mulheres enquanto estava grávida.
“Converso com ela 24 horas”
Maria José Costa, de 73 anos, aposentada, disse que nem consegue contabilizar todas as bênçãos que Nossa Senhora da Penha já proporcionou a ela, porque foram muitas.
“O que eu peço é muita saúde para minha família. Minha filha uma vez estava desempregada e eu pedi ajuda. Depois, rapidinho a porta do emprego abriu para ela. São tantas coisas boas... Nem consigo enumerar. Eu converso com ela 24 horas”, afirmou. Há 50 anos ela participa da Festa da Penha todos os dias do evento, e todos os meses visita o Convento da Penha pelo menos uma vez.
Programação desta terça-feira (02)
3º dia do oitavário
Tema: “Não negues nunca a tua mão a quem te encontrar!”.
7h, 9h e 11h - Missas na Capela do Convento.
14h - Programa “Salve Mãe das Alegrias”, no Campinho do Convento.
15h - Devocional Oitavário, no Campinho.
16h - Missa 3º dia do Oitavário no Campinho do Convento. Área pastoral: Cariacica/Viana.
19h30 - Bênção para os casais no Campinho, com padre Diego Carvalho e Suely Façanha.
Fonte: Organização do evento.
Comentários