Veja como concorrer a 3.500 carteiras de motorista de graça no ES
Inscrições já estão abertas e vão até o final de setembro
Escute essa reportagem
Estão abertas as inscrições para a segunda fase do programa CNH Social. Ao todo são 3.500 vagas disponíveis para quem deseja tirar sua carteira de motorista de graça no Estado. O lançamento aconteceu nesta terça-feira (10) e os interessados já podem se inscrever no site do Detran.
As oportunidades são para obter a primeira habilitação, nas categorias A (moto) ou B (carro); para adição de categoria A ou B para aqueles que já são habilitados, ou para mudança de categoria D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta). As inscrições já podem ser feitas e seguem abertas até 23h59 do dia 29 de setembro, por meio do site do Detran.
A lista com os nomes dos selecionados no programa será divulgada no dia 14 de outubro, às 12h, também no site do Detran. Pessoas com Deficiência (PCD) têm 5% das vagas garantidas por meio de reserva específica para esse público. Também serão destinadas 13% das vagas para pessoas que já foram presas, a partir de Cooperação Técnica firmada entre o Detran e a Secretaria da Justiça (Sejus). As vagas reservadas, porém, retornam para a ampla concorrência caso não sejam preenchidas por este público.
“Desde que criamos o CNH Social, em meu primeiro governo, já entregamos mais de 57 mil carteiras de motorista e esse ano vamos passar das 60 mil entregues. Isso demonstra que este é um programa que gera oportunidades aos capixabas. A CNH não vai te dar um emprego, mas ajuda a abrir portas. Muitas pessoas estão migrando da carteira A ou B para a D, que é voltada para a área profissional. Nosso Estado tem sido referência em diversas áreas e na geração de empregos, bem acima da média nacional”, afirmou o governador Renato Casagrande durante o lançamento do programa.
Inscrição
Para se inscrever, o interessado deverá acessar o site www.detran.es.gov.br, entrar no banner ou no botão do programa ‘CNH Social’ na página principal e inserir as informações pessoais solicitadas. Todos os dados informados devem conferir precisamente com as informações constantes no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).
Durante a inscrição, a categoria desejada para a habilitação deve ser escolhida, e a mesma não pode ser modificada posteriormente. As vagas são distribuídas da seguinte forma: 40% para a primeira habilitação (A ou B); 20% para a Adição de Categoria A ou B; e 40% para a Mudança de Categoria D ou E.
A seleção dos candidatos é realizada de forma eletrônica, sem interferência humana, de acordo com os critérios do programa e com base nas informações fornecidas pelos próprios beneficiários no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), considerando os seguintes critérios: menor renda per capita; maior número de componentes no grupo familiar; candidatos com Ensino Fundamental completo; beneficiário do Bolsa Família; e data e hora de inscrição.
Os candidatos selecionados realizam todo o processo de habilitação até a obtenção da CNH gratuitamente, tendo direito aos seguintes procedimentos: captura biométrica na agência do Detran; exames médicos e psicológicos em clínica credenciada ao Detran; um exame toxicológico para as categorias D ou E em laboratório credenciado à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran); 20 Aulas teóricas e práticas na autoescola; 15 Aulas práticas na autoescola para adição de categoria “A ou B”; três reprovações, seja na prova teórica ou prática; duas aulas extras (em caso de reprovação na prova prática, apenas o candidato que não reprovou na prova teórica terá direito). Já em caso de falta, o candidato deverá pagar a taxa de remarcação da prova e as taxas cobradas pela autoescola.
Egressos do sistema prisional que desejam se inscrever deverão estar devidamente registrados junto à Secretaria da Justiça (Sejus), por meio do Escritório Social, devendo ainda atender aos requisitos previstos no edital. Ao todo, são 455 vagas destinadas a este público nesta segunda fase.
Lista de suplentes
Caso os candidatos selecionados sejam desclassificados, por não concluírem o processo de matrícula ou por abandonar a formação de condutores ainda nos primeiros dias de aulas, pessoas que ficaram na lista de suplentes poderão ser chamadas. Por isso, o governo alerta para a importância de que os contemplados fiquem atentos aos prazos de matrícula e das etapas do processo de Habilitação.
A lista de suplentes será divulgada no dia 16 de dezembro, a partir de 12h, também no site do Detran, para aqueles que se inscreverem nesta edição e não forem selecionados na primeira chamada.
Capacitação
Além da habilitação, as pessoas que tiveram sua última CNH emitida com o benefício CNH Social também poderão passar pela Etapa de Capacitação, que oferece Cursos Especializados e Atualização para condutores profissionais. O objetivo é capacitar e qualificar os condutores para aumentar oportunidades de trabalho.
São oferecidos os seguintes Cursos Especializados: Transporte de Produtos Perigosos, Transporte de Escolar, Transporte de Passageiros, Transporte de Carga Indivisível e Transporte de Veículos de Emergência, Mototáxi ou Motofrete. Para se matricular é necessário ter tido sua última CNH emitida com o benefício CNH Social; ser maior de 21 anos; estar com a CNH válida; não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses; e não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir ou cassação da CNH.
SERVIÇO
Cronograma da 2ª fase do CNH Social 2024
Inscrições: Estão abertas até dia 29 de setembro, por meio do site do Detran
Seleção: São 3.500 vagas considerando os seguintes critérios de classificação: menor renda per capita; maior número de componentes no grupo familiar; candidatos com Ensino Fundamental completo; beneficiário do Bolsa Família; e data e hora de inscrição.
Categoria: As oportunidades são para obter a primeira habilitação, nas categorias A (moto) ou B (carro); para adição de categoria A ou B para aqueles que já são habilitados, ou para mudança de categoria D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).
Resultado: A lista com os selecionados será disponibilizada no site do Detran às 12h do dia 14 de outubro de 2024
Matrícula dos selecionados: De 12h de 14 de outubro até 28 de outubro de 2024
Lista de suplentes: Será divulgada às 12h do dia 16 de dezembro de 2024
Matrícula dos suplentes: De 12h de 16 de dezembro até 30 de dezembro de 2024.
Comentários