X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Vagas gratuitas para aprender arte marcial

Central das Comunidades oferece 30 oportunidades para aprender aikidô. Ação é voltada para crianças do Território do Bem


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Vagas gratuitas para aprender arte marcial
Alvarenga, sensei de aikidô, conta que busca trabalhar o aprendizado de maneira divertida para todos |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Acesso gratuito a aulas de arte marcial! A Central das Comunidades (CDC), que é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), está com 30 vagas abertas para a prática de aikidô.

A ação é voltada para crianças da faixa etária de oito até os 14 anos, tanto meninos quanto meninas, e que moram no chamado Território do Bem, que engloba as comunidades do Bonfim, São Benedito, Consolação, Gurigica, Itararé, Andorinhas, Jaburu e Floresta. Todas em Vitória.

João Campoi, diretor de projetos da CDC, comentou que para se inscrever na ação basta o responsável entrar em contato pelo WhatsApp (27) 98111- 2480.

Há vagas para o turno matutino e vespertino, e são dois encontros semanais. As aulas são dadas na escola municipal Prof. Admardo Serafim de Oliveira, localizada no bairro Gurigica, na capital.

A iniciativa, feita a partir da captação de recursos através de emenda parlamentar federal, funciona desde outubro do ano passado e vem encantando a garotada desde então.

“Estou no projeto desde o início e assim pude vivenciar diversas expectativas por parte das crianças. Elas sempre chegam curiosas e, à medida que as aulas vão acontecendo, sentem-se mais desafiadas a participar”, disse Shiko Alvarenga, sensei de aikidô, formado em Educação Física.

“Buscamos trabalhar o aprendizado de maneira divertida e prazerosa para todos”, completou o profissional.

Dentre as crianças que praticam a arte marcial estão Pérola Santos Lima, 8, Willian Souza Passos, 11, Jessica Vieira Rocha, 11, e Rafaela Rosa, 7.

João explicou que a CDC trabalha levando projetos para as comunidades nas áreas mais vulneráveis à criminalidade a fim de gerar oportunidades a pessoas com pouco acesso ao esporte, cultura, tecnologia e empreendedorismo.

Aikidô

Traduzida como “o caminho da harmonia da energia”, aikidô é uma arte marcial japonesa moderna desenvolvida no século XX por Morihei Ueshiba.

Ela não possui modalidade competitiva e preza pela colaboração entre os praticantes, tendo como objetivo principal o aluno superar os medos, limitações e fraquezas.

Seu treino é baseado na recepção e anulação de ataques e não no gesto de atacar por iniciativa própria. O aikidô também é uma prática de defesa pessoal.


Fique por dentro

Aulas para meninos e meninas

- Oficina no Território do Bem

São voltadas para a faixa etária de oito até os 14 anos, tanto meninos quanto meninas.

Tem como prioridade crianças do chamado Território do Bem, que engloba Bonfim, São Benedito, Consolação, Gurigica, Itararé, Andorinhas, região do Horto, Jaburu e Floresta. Todas em Vitória.

As aulas são realizadas na escola municipal Prof. Admardo Serafim de Oliveira, localizada no bairro Gurigica, na capital.

São duas aulas por semana, às segundas e quartas das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30.

As Inscrições estão abertas.

- Aikidô

É uma arte marcial japonesa moderna desenvolvida no século XX por Morihei Ueshiba.

Não possui modalidade competitiva e preza pela colaboração entre os praticantes, tendo como objetivo principal o aluno superar os medos, limitações e fraquezas.

Promove benefícios no condicionamento físico, no fortalecimento muscular, no equilíbrio, na flexibilidade, na coordenação motora e na resistência cardiovascular.

É uma prática de defesa pessoal.

Fonte: Especialistas consultados.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: