Sêxtuplos de Colatina: Lucca recebe alta e é o 2º bebê a ir para casa
Ele fará companhia ao irmão Henry, que deixou o hospital na última quinta-feira
Escute essa reportagem
A semana começou com uma boa notícia para a família dos sêxtuplos capixabas. Nesta segunda-feira (8), Lucca deixou o hospital em Colatina e se tornou o segundo bebê a ir para casa na companhia dos pais, Quezia Romualdo e Magdiel Costa.
Ele agora fará companhia para o irmão, Henry, que recebeu alta na última sexta-feira (5). As irmãs, Maytê e Eloá, seguirão sob os cuidados da equipe médica, mas também devem ir para casa nas próximas semanas — segundo o hospital, o estado de saúde delas é estável, mas as bebês ainda precisam de fisioterapia e, uma delas, de suporte de oxigênio.
Lucca nasceu com 800g e 35 cm e passou 97 dias internado. Agora, aprendeu a mamar e respirar sozinho, além de ter ganhado peso suficiente. "Para nós é uma alegria enorme poder dar a alta, depois de tantos desafios superados. Hoje ele vai para casa com 3,102kg e 50 cm”, conta a médica Júlia Mattedi.
A mãe dos sêxtuplos, Quezia, falou sobre os desafios e a alegria do dia-a-dia desde a alta do primeiro bebê. “A rotina está sendo bem corrida, bem puxada, mas a gente vai se adaptando. No início a gente fica com um pouco de medo, mas agora já se acostumou com o Henry e ele já se acostumou com a gente. É tão gostoso, tão bom ter eles em casa. Muito feliz. Somente agradecer ao Senhor por tudo, por iniciar o ano com as nossas duas bençãos em casa e com a expectativa das meninas irem para casa daqui a pouco também, e os quatro ficarem juntinhos em casa”, afirma a mãe.
Os sêxtuplos
Théo, Matteo, Lucca, Henry, Eloá e Maytê nasceram com 27 semanas de gestação no dia 01 de outubro, em Colatina.
Cinco dias após o nascimento, o bebê Matteo não resistiu e acabou falecendo. Ainda no mês de outubro, Théo, Henrry e Maytê foram transferidos para a Serra. Théo passou por uma cirurgia no coração e lutou por dois meses, mas faleceu no dia 05 de dezembro.
No dia 13 de dezembro, depois de mais de um mês na Grande Vitória, Henrry e Maytê voltaram para Colatina. Na última sexta-feira, Henry recebeu alta. Agora, Lucca se junta ao irmão e a irmã mais velha, Heloísa, na espera por Maytê e Eloá.
Comentários