Chuva provoca espetáculo da natureza nas cachoeiras do ES
Quedas d'água estão com vazão maior nesta semana e atraem mais banhistas, após um período de seca intensa pelo Estado
Escute essa reportagem
Depois de um período em que a seca castigou boa parte do Estado, cachoeiras voltam a impressionar pelo volume de água e exuberância.
O contador Flavio Vanini, de 46 anos, estava de passagem pela região de Alegre ontem e aproveitou para registrar com um drone a Cachoeira da Fumaça, vista de cima, ontem. “Fui no ano passado na região e não tinha quase nada de água. Desta vez, o visual surpreendeu tanto pelo volume da cachoeira quanto pelo barulho”.
A queda d' água, de mais de 140 metros de altura, é conhecida pelo “banho de neblina” (provocado pelas gotículas de água).
Quem também passou para conferir a região foi o administrador Aurélio Palumbo Rodrigues, 43. “Moro próximo da Cachoeira da Fumaça e já a vi de vários jeitos. Realmente, ontem (quinta-feira) ela estava impressionante, pois o rio está bem cheio por causa das chuvas. Fica linda demais assim”.
A Cachoeira do Moxafongo, localizada próxima do centro de Santa Leopoldina, também tem chamado a atenção pela beleza, após um período de vazão baixa dos rios da região.
Segundo informações da prefeitura, até a última semana, o volume de água da cachoeira estava reduzido.
O coordenador municipal da Defesa Civil de Alfredo Chaves, Aldinei Cardoso da Silva, também destacou o volume das cachoeiras.
“Está chovendo muito nos últimos dias, então as cachoeiras, como a de Matilde, voltaram a ter um volume que antes era considerado normal para essa época”.
Até há algumas semanas, devido à estiagem, ele relatou que o rio Benevente estava abaixo do esperado para a época.
Outro local que o volume de água impressionou nesta semana foi o Poço do Egito, em Iúna. Em imagens compartilhadas na página do Capixaba da Gema, nas redes sociais, a força da água causou espanto, já que está bem diferente da paisagem de águas cristalinas e com pedras aparentes da região.
Comentários