Eliana Ribeiro vai fazer show na Festa da Penha 2024
Cantora católica capixaba foi a primeira atração anunciada da Festa da Penha 2024, que será realizada de 31 de março a 8 de abril
Escute essa reportagem
Fé e emoção na programação! O lançamento da Festa da Penha 2024 aconteceu nesta sexta-feira (05) e foi divulgada a primeira atração musical confirmada: a cantora católica Eliana Ribeiro.
Um verdadeiro sucesso na Comunidade Canção Nova, a capixaba promete encantar os fiéis com apresentações de suas músicas “Barco a Vela” e “Força e Vitória” durante o evento, que acontecerá de 31 de março a 8 de abril, e contará com missas e romarias.
Além dela, o frei Djalmo Fuck, guardião do Convento, afirmou que o público pode esperar outros cantores talentosos. “Queremos trazer vários artistas a nível nacional e que têm uma dimensão religiosa católica. Anunciaremos posteriormente”, disse.
Outra novidade compartilhada foi o tema da festa, que será “Ó, vem conosco, vem caminhar”, sendo inspirado na música “Pelas Estradas da Vida”, canção popular da década de 90. Cláudio Alves Moreira, padre coordenador da pastoral da Arquidiocese de Vitória, explicou sobre a escolha.
“Quando a gente opta por este tema, trabalhamos a memória afetiva, afinal, é uma música que nossos avós e pais cantavam e herdamos. Ao mesmo tempo, fazemos a união do que a Igreja está vivendo no mundo: há o sínodo em andamento, que é um convite a caminhar juntos, e o jubileu do ano de 2025”.
Cláudio também informou que as tradicionais imagens iluminadas de Nossa Senhora da Penha já estão confirmadas para serem instaladas na Serra e em Vila Velha. Elas têm 17 metros de altura e contam com 120 mil lâmpadas.
PÚBLICO
Em relação à expectativa de fiéis, frei Djalmo disse que a festa está crescendo muito e há a previsão de que, neste ano, haverá um público de 3 a 4 milhões de pessoas. Nos anos anteriores, a média de participantes era de aproximadamente 2,5 milhões.
O bispo auxiliar dom Andherson Franklin comentou sobre o que pode ser esperado do evento.
“Os fiéis podem esperar momentos celebrativos, muitas canções, reflexões de fé, romarias onde tantas pessoas são incluídas de todos os modos e maneiras. Ou seja, é uma festa para toda a família capixaba, para o povo de fé”, finalizou o religioso.
A tradicional Romaria dos Homens acontecerá dia 6 de abril, sábado, e a programação completa será divulgada posteriormente.
O que o frei diz sobre
Planos para passarela e elevador
A importância da festa
“A Festa da Penha se insere no Brasil como uma das festas marianas mais antigas, são 454 anos, e é também a terceira maior do País, ficando apenas atrás do Círio de Nazaré e Aparecida. Ela ocupa um lugar de destaque na história do povo capixaba”.
Obras
“Estamos iniciando o restauro da sacristia do Convento, que será um ponto de visitação, e também começamos um estudo de melhoria na acessibilidade, afinal, as pessoas têm dificuldade de chegar até a capela e queremos mudar isso. A construção de uma passarela e a instalação de um elevador fazem parte dos planos.
Também há a obra do Parque da Prainha, realizada pela Prefeitura de Vila Velha, que tem previsão de ser entregue antes da Festa da Penha. Alguns de nossos eventos serão celebrados lá, porque o Campinho, espaço em que já foi palco para várias atividades, ficou pequeno”.
Horário de missas
“Nós estudamos a viabilidade de realizar missas no período da noite, mas é inviável o Convento ficar aberto nesse horário, porque precisaria de uma série de funcionários para cuidar da segurança.
Fizemos algumas modificações em relação aos horários de funcionamento no verão: antes, fechávamos o Convento às 17h, mas passamos a fechar às 18h, e alteramos os horários de missa na parte da tarde. As pessoas passaram a ter uma hora a mais para a visitação”.
Trenzinho
“O Trenzinho das Alegrias é só alegria! Diariamente, ele transporta de 600 a 700 pessoas, tendo uma procura muito grande. Já vou adiantar que estamos produzindo um segundo trenzinho, agora com as cores de Nossa Senhora. A previsão é que ele fique pronto na metade deste ano”.
Comentários