Romaria de fé e surpresas para as mães neste sábado
Flores, música e missa vão marcar a 68ª edição da Romaria das Mães, que acontece no Convento da Penha
Escute essa reportagem
Um mar de flores poderá ser visto na Romaria das Mães, que chega à sua 68ª edição neste sábado, no Campinho do Convento, em Vila Velha. Muita devoção, fé e surpresas prometem emocionar os fiéis neste encontro.
Diferente das outras romarias, esta não tem um ponto de saída. A subida ao cartão-postal começará no início da tarde, a partir do portão, de forma espontânea.
Às 14 horas, os participantes serão acolhidos pela equipe de canto e pelos freis. Na sequência, às 15 horas, será realizada uma celebração eucarística em ação de graças pela vida de todas as mães, que será presidida pelo guardião do Convento, frei Djalmo Fuck.
“A Romaria das Mães tem crescido muito e atualmente reúne cerca 5 mil pessoas, que sobem o Convento sempre na véspera do Dia das Mães”, conta o sacerdote.
O frei ressalta que é um evento para toda a família e incentiva que os filhos e maridos levem as matriarcas para a tarde de devoção.
“O público principal é de mães, que serão as homenageadas. Mas, sem dúvida, é um dos melhores presentes de Dia das Mães que um filho pode dar”, ressalta Djalmo.
Um diferencial desta edição da romaria está na chegada da imagem de Nossa Senhora da Penha. “As mães carregarão a imagem acompanhadas de seus filhos homens”, adianta Maria José Quintaes, uma das organizadoras.
Outra novidade deste ano é a presença da equipe de música que animou o Oitavário da Festa da Penha, que é composta pelo frei Paulo César Ferreira.
Maria José reforça que a tradição de levar flores está mantida. “A romaria começou com uma tradição das mulheres que cultivavam flores – a maioria do interior do Estado –, que traziam essas flores para oferecer a Nossa Senhora da Penha”.
“Essas flores são a expressão mais sincera de carinho que elas têm por Nossa Senhora, que é a mãe de todas as mães. Em seguida, as mães levam essas flores para casa”, conta o frei.
As devotas Ana Maria da Silva Vieira, Fabiana Patrício dos Santos Souza e Ana Rodrigues Pereira do Prado estão empolgadas em participar do evento.
A Romaria das Mães teve início em 1956, quando mulheres do interior do Estado aproveitavam a vinda à capital para comprar presentes de Dia das Mães e ofereciam flores a Nossa Senhora da Penha.
Como grande parte delas não conseguia participar da Festa da Penha, o sábado que antecedia o Dia das Mães era a oportunidade delas homenagearem à santa.
Comentários