X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Regional

Obras para mudar visual de prédio centenário em Cachoeiro de Itapemirim

Antiga estação ferroviária de Cachoeiro, atual Museu Ferroviário Domingos Lage, será entregue em agosto


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Obras para mudar visual de prédio centenário em Cachoeiro de Itapemirim
Prédio da Estação Ferroviária de Cachoeiro de Itapemirim, onde funciona museu, foi construído em 1903 |  Foto: Divulgação/Prefeitura de Cachoeiro

As obras de restauração do centenário prédio da antiga estação ferroviária de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, atual Museu Ferroviário Domingos Lage, estão a todo vapor.

Com investimento de R$ 1.009.480,45, a obra deve ser concluída em agosto deste ano. No projeto estão previstas a troca do telhado (madeiras danificadas e total das telhas) e impermeabilização, substituição de toda a parte elétrica, instalação de sistema de para-raios e pintura, além da reforma da cozinha e dos banheiros.

O edifício receberá ainda adequações de acessibilidade, como uma plataforma elevatória para acesso ao segundo andar, e a instalação de um sistema de climatização.

De acordo com a Prefeitura de Cachoeiro, para o investimento do restauro do imóvel, um patrimônio histórico e cultural que completou 120 anos, será aplicado recursos do Programa de Coinvestimento da Cultura – Fundo a Fundo, do governo estadual, obtidos com a aprovação de projeto apresentado pela gestão municipal.

“O Museu Ferroviário Domingos Lage tem uma representatividade histórica muito importante para nós, cachoeirenses. É o coração da cidade e um ponto de referência para os turistas”, destacou a secretária municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Fernanda Martins.

“Por isso, sua restauração é um meio de preservar a memória de Cachoeiro, ao passo em que oportunizamos, às novas gerações um espaço para conhecer melhor o passado do nosso município”.

Empresa

Segundo Fernanda, o contrato tem vigência de 720 dias e foi assinado pela prefeitura e a construtora Menicucci Eireli EPP.

A empresa venceu a licitação pública de tomada de preço. A construtora é a mesma que faz a restauração do Palácio Bernardino Monteiro e a reforma e adequação do prédio da Câmara Municipal.

Imagem ilustrativa da imagem Obras para mudar visual de prédio centenário em Cachoeiro de Itapemirim
Antiga estação ferroviária |  Foto: Clóvis Rangel

Também foi a responsável pelas restaurações da antiga sede da Câmara de Vereadores de Itapemirim, da Igreja Nossa Senhora do Amparo e da penitenciária do mesmo município.

Inaugurada em 1903, a estação foi, durante décadas, um elo da linha férrea que ligou o Sul do Estado ao Rio de Janeiro.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: