Novo parque em Itaúnas vai ter piscina flutuante e trilha
Projeto conta também com tirolesa, mirante, restaurantes e até pousada na mata. Também está prevista criação de memorial
Escute essa reportagem
O Parque Estadual de Itaúnas, no litoral Norte do Estado, vai ganhar uma série de novas atrações e melhorias. Entre as principais estão o mirante para ver o pôr do sol, tirolesa, hospedagem em meio à mata, restaurante, quiosque, piscina flutuante e passarela até as barracas na praia.
As novidades fazem parte do Programa Estadual de Desenvolvimento Sustentável das Unidades de Conservação do Estado do Espírito Santo (Peduc), que visa transformar o parque em um destino atrativo e sustentável.
O projeto, que está sendo desenvolvido em cinco polos distintos, promete revolucionar a forma como o parque é percebido e utilizado.
Ele abrange a criação de diversas estruturas ao longo do rio e da mata e uma tirolesa que começará em uma torre próxima às dunas.
Além disso, está prevista a revitalização da antiga Vila de Itaúnas, com a criação de um memorial histórico e a renovação da tradicional Casa de Tamandaré.
Felipe Rigoni, secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, explica que a realocação das barracas de praia será feita com um método que evita impacto à restinga e permite a recuperação da vegetação.
O projeto também inclui a instalação de pousadas e restaurantes nos diferentes polos, com destaque para o Polo da Trilha dos Pescadores e a Praia do Riacho Doce.
Embora as intervenções sejam significativas, Rigoni enfatiza que elas representam apenas 0,02% da área total do parque. As contrapartidas ambientais são um ponto central do projeto.
A concessionária responsável pela administração do parque terá que implementar programas de conservação da fauna e da vegetação nativa, além de monitoramento e combate a incêndios e gestão de resíduos.
“Não queremos somente parques que gerem renda e turismo, mas que sejam 100% preservados”, diz o secretário. O investimento total previsto para o projeto é de mais de R$ 7,2 bilhões ao longo de 35 anos, com R$ 674 milhões de investimento inicial para seis parques no Estado. Não há previsão de início das obras.
Projeções
Pousada com 15 quartos será construída no Núcleo do Coco.
Piscina flutuante e caminho com trilha ao lado da pousada.
Um Restaurante será construído na Praia do Riacho Doce.
Saiba mais
Parques que vão receber o programa
Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, em Alegre.
Parque Estadual Forno Grande, em Castelo.
Parque Estadual Mata das Flores, em Castelo.
Parque Estadual Pedra Azul, em Domingos Martins.
Parque Estadual Itaúnas, Conceição da Barra.
Parque Estadual Paulo César Vinha, em Guarapari.
Comentários