Pedalaço da Independência reúne famílias e atletas em passeio de belas paisagens
Ciclistas saíram da Praça do Papa, em Vitória, e seguiram para a Prainha, em Vila Velha, percorrendo um trajeto de 12 km cruzando a Terceira Ponte
Escute essa reportagem
A celebração dos 202 anos da Independência do Brasil já começou no Espírito Santo! Neste domingo (1º), por volta das 7 horas, centenas de famílias, amigos e atletas se uniram para realizar o Pedalaço da Independência, que seguiu um percurso de 12 quilômetros, saindo da Praça do Papa, na Enseada do Suá, em Vitória, até a Prainha, em Vila Velha, pela Terceira Ponte.
O evento faz parte da programação em comemoração da Semana da Pátria, um período dedicado a festejar a Independência do Brasil, comemorada no próximo sábado, dia 7 de setembro. Entre às 8 horas e às 9h30, os ciclistas fizeram “o percurso mais bonito do Brasil”, como disseram.
O pedalaço contou, ainda, com a presença de figuras públicas. O governador do Estado, Renato Casagrande, foi um dos participantes de destaque no evento. A autoridade espera que a participação no pedalaço sirva como um exemplo para os capixabas.
“Eu acredito que, ao comparecer ao evento e atravessar a Terceira Ponte até a Prainha, pedalando, consigo demonstrar a importância da prática de exercícios físicos à população capixaba. Hoje, faremos o pedalaço mais lindo do Brasil! Fazer atividade física, seja corrida, seja pedalada, faz bem para a saúde de todos”.
O presidente da Federação Espírito Santense de Ciclismo (FESC), Sandro de Oliveira, também esteve presente no pedalaço. Ele destaca o potencial das bicicletas para a transformação da mobilidade urbana e para a promoção de mais eventos de lazer para as famílias capixabas.
“A bicicleta é um meio totalmente inclusivo e democrático na vida das pessoas. Um evento como esse move as famílias e as pessoas em busca da prática esportiva. No dia a dia, a bicicleta, sem dúvidas, é um equipamento simples que pode ser a solução para problemas complexos de mobilidade urbana”.
A chegada no Parque da Prainha, em Vila Velha, contou com uma programação especial para receber os ciclistas, com shows e diversos beers trucks. O Pedalaço da Independência é promovido pelo Governo do Estado e organizado pela Secretaria da Casa Militar.
Influência desde cedo!
O empresário Murilo Carvalho, de 24 anos, levou o afilhado Caio, de 7 anos, para participar do Pedalaço da Independência. O empresário destacou que pretende construir uma boa influência em relação à prática esportiva para o pequeno Caio.
“A bicicleta sempre fez parte da minha vida quando eu era criança. Então, o quanto eu puder, irei incentivá-lo. O esporte muda a vida. Se desde o início, desde criancinha, ele começar a interagir com o esporte, quando ele for mais velho, ele vai querer as coisas boas que o esporte proporciona”.
Família de ciclistas!
O casal Eudilene da Rocha, 46, e Anderson dos Santos, 42, levou a filha, Giovana, de 7 anos, para participar do Pedalaço da Independência. A família conta que o ciclismo faz parte das atividades frequentes de lazer desde que Giovana tinha três anos.
“Somos uma família de ciclistas! Pedalar em família nos torna mais unidos e nos incentiva a construir bons hábitos de cuidado com a saúde. Desde os três anos, nossa filha nos acompanha em pequenas pedaladas. Hoje, ela já pedala sozinha e é apaixonada pelo esporte!”, conta a mãe.
Comentários