Obra na Praia do Morro vai aumentar faixa de areia em 40 metros
Anúncio foi feito pelo vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, em palestra em Guarapari
Escute essa reportagem
Destino preferido da maioria dos turistas que chegam a Guarapari, a Praia do Morro pode ganhar mais espaço na areia. É que está em fase de análise o estudo feito pela prefeitura da cidade, para aumentar a faixa de areia da praia, de 40, para 80 metros de extensão.
O anúncio foi feito pelo vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, durante palestra da Associação Empresarial Guarapari em Ação, na manhã de ontem.
“Recebemos os estudos da prefeitura e o assunto está em fase de análise pelo DER (Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado). Assim como em Meaípe, estamos estudando dimensionar a Praia do Morro de forma semelhante, visando impactar positivamente a infraestrutura e a economia local”.
O secretário municipal de Turismo, Edgar Behle, destacou a importância dos estudos prévios e a otimização dos processos.
“Aproveitamos os estudos já feitos em Meaípe, o que acelerou muito nosso processo para a Praia do Morro. A expectativa é de uma faixa de até 80 metros, estendendo-se até a Prainha, com areia proveniente do desassoreamento do Canal, em consonância com os projetos da Marina e dentro de um grande plano de desenvolvimento e infraestrutura da cidade”, explica o secretário.
Behle enfatizou a necessidade do engordamento não apenas para o turismo, mas também para mitigar possíveis danos, seguindo a observação dos últimos anos.
“O engordamento da Praia do Morro se faz necessário, não só para receber mais turistas, mas principalmente por causa da dinâmica de movimentação das areias, e para evitar repetidas destruições que aconteceram em Meaípe”, ressalta.
Com o engordamento, além da ampliação da faixa de areia, estão previstas melhorias na estrutura dos quiosques e na área de atendimento, complementou Behle.
“Será possível o reordenamento da praia, proporcionando melhorias significativas para moradores e turistas”.
O anúncio detalhado do projeto está próximo, conforme adiantou Ricardo Ferraço, que também destacou a importância econômica da iniciativa. “A Praia do Morro é fonte de emprego e renda para muitas famílias. Logo vamos anunciar como faremos o engordamento aqui também. Piúma já está em curso. O engordamento lá já está contratado, e vamos correr com a Praia do Morro para aproveitar a draga que vai fazer o engordamento de Piúma, para que possa vir para Guarapari logo em seguida”.
Risco de afundar
O jovem Lucas Bernardo, de 22 anos, aluga cadeira e ombrelone na Praia do Morro desde os 10 anos e se preocupa com o engordamento.
Ele lembra que, em março, a água do mar chega a encostar na parede do calçadão e, com isso, a faixa de areia da praia desaparece. Mas em outras épocas, fica com mais de 40 metros de extensão. Com o engordamento, a praia pode perder suas características. “Tem que estudar melhor o trabalho do engordamento. Porque se afundar muito, a praia vai ficar perigosa e perder suas características”.
Mergulho
O empresário Geraldo Andrade Filho, de 64 anos, que tem quiosque na Praia do Morro há 24 anos, teme que o engordamento possa modificar a praia negativamente.
Ele acompanhou de perto as medições e conversou com o engenheiro sobre a extensão não ser tão longa. “Com 80 metros de extensão, a praia ficará funda. Então, o mergulho não será tão bem aproveitado”, disse.
Comentários