No ES, 17 novos salões de beleza abrem todo dia
Pesquisas apontam que as mulheres investem, em média, no País, 30% do salário com serviços de beleza e estética
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Por mês, quanto você gasta em cuidados com a beleza? Pesquisas apontam que as mulheres investem, em média, no País, 30% do salário com serviços de beleza e estética. Cabelos, unhas e depilação, sobrancelhas e tratamentos corporais estão entre os serviços mais procurados.
O mercado nesse setor anda tão aquecido que, somente este ano, 4.755 salões e clínicas de estética foram abertos no Espírito Santo até o dia 30 de setembro, o que representa 17 novos negócios de beleza por dia no Estado entre microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).
Os dados foram divulgados pela Junta Comercial do Espírito Santo e estão sendo publicados no último sábado (05), em comemoração ao Dia do Empreendedor. Eles se enquadram na atividade “cabeleireiros e outras atividades de tratamento de beleza”.
Nessa classe se enquadram atividades como corte e outros tratamentos do cabelo; serviços de barbearia; cuidados com a pele; manicure e pedicure; estética e outros serviços de beleza.
Na análise da diretora de Educação Profissional do Senac-ES, Dianimer Dutra, esse setor está sempre em ascensão por estar vinculado a questões de valorização, como autoestima e bem-estar.
“Isso faz com que o mercado esteja sempre em alta. Já é possível constatar, em dados, que desde a adolescência já há um consumo dos serviços de beleza. A demanda é grande e fomenta o mercado”.
De acordo com Dianimer, há uma grande procura de pessoas querendo se especializar para atender essa demanda de mercado. “Essa área possibilita muitas oportunidades”.
O diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, analisa que esse setor está tendo crescimento na geração de emprego tanto formais quanto informais.
“O setor que mais gera emprego no Estado é de serviços. Tivemos mais de 16 mil novos postos de trabalho nesse setor nos oito primeiros meses deste ano. O setor de beleza e produtos de cosméticos é bem ativo e muitas pessoas, quando querem empreender, vão para essa área”, analisa.
Serviços contratados por meio de aplicativos
A economia criativa também já faz parte desse setor de beleza. Por meio de aplicativos, é possível contratar serviços e fazer agendamentos on-line.
“Hoje, inclusive, temos aplicativos até mesmo de barbearia, com profissionais oferecendo o serviço na casa do cliente. Esse setor não parou no tempo, se adequou a essa era da tecnologia e está conectado”, destacou o diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira.
Nesse segmento, Pablo observa que está havendo uma prestação de serviço mais “customizada”, de acordo com o perfil do cliente.
“Por exemplo, temos visto as barbearias mais customizadas, com cerveja e aperitivos. Podemos afirmar que o setor tem acompanhado as transformações, tanto os estabelecimentos que atendem mulheres, quanto para os homens, com esse novo nicho (barbearias) sendo explorado”.
Para se destacar nesse mercado, a diretora de Educação Profissional do Senac-ES, Dianimer Dutra, pontua que é preciso buscar a formação completa. “Esse universo da beleza é amplo. Geralmente, a pessoa precisa se especializar em uma das áreas e fazer a formação completa para que ela se sinta capaz de atuar no mercado”.
O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, da China e do Japão, de acordo com o provedor de pesquisa Euromonitor International.
E, na avaliação de Dianimer, o crescimento desse setor deve continuar. “Hoje temos até a formação a distância para essas áreas. Incentivamos muito também que as pessoas procurem uma capacitação nessa área da beleza, em uma instituição formal, assim ele vai atuar no mercado com mais segurança”.
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