Neste sábado tem vacinação contra coqueluche nos postos da Grande Vitória
Prefeituras da Grande Vitória oferecem o imunizante em vários locais. No Estado, foram confirmados sete casos da doença
Escute essa reportagem
O Brasil já tem mais de 339 casos de coqueluche confirmados este ano, segundo o Painel Epidemiológico do Ministério da Saúde, com dados atualizados até o dia 22 de julho. A maioria deles, 142, foi registrada entre a faixa etária de 10 a 14 anos. Crianças menores de um ano ocupam o segundo lugar, com 62 casos.
No Espírito Santo, sete casos da doença já foram confirmados, sendo que cinco (71,4%) ocorreram em pacientes na faixa etária menor de um ano, que não estavam com a vacinação completa.
Para evitar um surto de coqueluche, postos de saúde da Grande Vitória oferecem, neste sábado (03), a vacina contra a doença.
Em Cariacica, aos sábados e domingos, vacinas contra coqueluche e outras doenças serão administradas na sala de vacinação montada no Shopping Moxuara, que funciona das 10h às 17h, sem necessidade de agendamento.
“A vacinação é a principal medida preventiva contra a doença. São três doses para crianças aos dois, quatro e seis meses, e depois doses de reforço aos 15 meses e quatro anos de idade”, explicou a gerente da Vigilância em Saúde do município, Melissa Fernandes.
“A vacina também está disponível para gestantes, a partir da 20ª semana de gestação, profissionais de saúde e trabalhadores que atuam em berçários e creches”, completou a profissional.
Na Serra, a vacinação deste sábado acontece na unidade regional de saúde de Serra Dourada, das 8 às 16 horas, e no Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras, das 9 às 17 horas. Em ambos os locais, serão disponibilizadas vacinas contra influenza e covid-19, além dos imunizantes de rotina preconizados pelo Calendário Nacional de Vacinação, que inclui vacinas contra coqueluche, sem necessidade de agendamento.
Para os moradores de Vila Velha, a imunização acontece, segundo a secretária de Saúde do município, Cátia Lisboa, no Boulevard Shopping Vila Velha, das 11 às 18 horas, e na Casa de Oração Ponta da Fruta, no Córrego Sete, das 8 às 15 horas, por demanda espontânea. Ontem abriu agendamento no site da prefeitura para a vacinação durante a semana nas unidades de saúde.
Na capital, neste sábado, das 8h às 15h, terá vacinação de rotina (exceto BCG) nas unidades de saúde de Jardim Camburi, Unique Mall Jardim Camburi, Jardim da Penha, Conquista, Consolação e Santo Antônio.
Fique por dentro
Quem pode se vacinar
- O imunizante deve ser administrado em crianças a partir dos dois meses de vida e menores de 7 anos de idade, conforme recomendações estabelecidas pelo Calendário Nacional de Vacinação da Criança.
- A vacinação contra a coqueluche, também deve ser feita em gestantes e puérperas, e em profissionais da área da saúde e de creche.
Cariacica
As vacinas contra coqueluche e outras doenças serão administradas na sala de vacinação montada no Shopping Moxuara, que funciona aos sábados e domingos de 10h às 17h, sem precisar agendar.
Serra
A vacinação de sábado acontece na unidade regional de saúde de Serra Dourada, das 8 às 16 horas, e no Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras, das 9 às 17 horas. Em ambos os locais, serão disponibilizadas vacinas contra influenza (gripe) e covid-19, além dos imunizantes de rotina preconizados pelo Calendário Nacional de Vacinação, que inclui vacinas contra coqueluche.
Vila Velha
A imunização deste fim de semana acontece no Boulevard Shopping Vila Velha, das 11 às 18 horas, e na Casa de Oração Ponta da Fruta, no Córrego Sete, das 8 às 15 horas. Para se vacinar, é necessária a apresentação de documento oficial com foto.
Vitória
Sábado, das 8h às 15h, terá vacinação de rotina (exceto BCG) nas unidades de saúde de Jardim Camburi, Unique Mall Jardim Camburi, Jardim da Penha, Conquista, Consolação e Santo Antônio.
Fonte: Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e prefeituras consultadas.
Comentários