Concurso vai eleger melhor self-service do ES
Para a iniciativa, o estabelecimento competidor precisa criar uma receita especial que valorize a alimentação saudável
Escute essa reportagem
Qual é o melhor restaurante a quilo do Espírito Santo? A resposta chega em breve, com o concurso “O Quilo é Nosso”. A competição conta com o tema “É comer, gostar e votar”, e terá três etapas de disputa: regional, estadual e nacional.
Realizada pelo Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares) e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a disputa acontece pela primeira vez no Estado, mas já ocorre há oito anos em outras regiões do País.
Os pratos serão julgados por dois grupos: o júri técnico, formado por jurados que comparecerão no restaurante de forma oculta, e o voto popular, onde o público poderá avaliar por meio da realização de votos on-line no site oficial da competição até o dia 27 de setembro.
Presidente do Sindbares/Abrasel ES, Rodrigo Vervloet afirma que o concurso é uma forma de valorizar um modelo de negócio 100% brasileiro.
“Os jurados que comparecerão no restaurante de forma oculta irão consumir uma refeição diversificada que conterá obrigatoriamente a receita escolhida para o concurso. A partir disso será feita a avaliação. O voto do júri técnico terá um peso de 60% no resultado final”.
Para participar, o estabelecimento competidor deverá criar uma receita especial que valorize a alimentação saudável. O prato deverá compor o cardápio durante todo o período da ação, que vai de 17 a 27 de setembro.
Serão avaliados a refeição, principalmente, mas também atendimento, ambiente, limpeza e qualidade geral da comida do restaurante.
A iniciativa, a qual teve as inscrições encerradas na quarta-feira (31), é exclusiva para estabelecimentos que possuem serviços de alimentos com cobrança por quilo e que sejam associados ao Sindbares/Abrasel ES.
“Além de enaltecer o modelo de negócio a quilo, a competição é uma oportunidade para os empresários divulgarem seus estabelecimentos”, ressalta Rodrigo.
Após a primeira disputa, que é regional, os vencedores avançam para a etapa estadual, que acontece dos dias 14 a 17 de outubro. Nela, o júri especializado escolhe os melhores de cada estado. Na grande final, durante o evento Mesa São Paulo, chefs e especialistas em gastronomia elegem o Melhor Restaurante a Quilo do Brasil, nos dias 21 e 22 de novembro.
Releitura de um prato nordestino
O empresário Alfeu Ribeiro de Miranda Júnior e o irmão Sílvio Romero são proprietários do restaurante Europa Gril, que fica na rua Finlândia, 1, setor Europa, Cidade Continental, Serra, e participarão da ação “O Quilo é Nosso”.
“São 13 anos de história aqui no restaurante. Tudo em família. Um dos carros-chefes daqui é o arroz com marisco, além do camarão no coco”, conta Alfeu.
Ele diz que às sextas-feiras a equipe costuma diversificar o cardápio com um prato especial como moqueca ou feijoada.
“Para a competição estamos preparando uma releitura de um prato nordestino famoso com o nosso estilo capixaba”, finaliza. Todos estão felizes com o concurso.
Prato especial
Odimar Nascimento Machado e Silvano Machado são sócios-proprietários do restaurante Mister Cook, que fica em Monte Belo, Vitória, e participarão do concurso “O Quilo é Nosso”. Odimar conta que neste ano o estabelecimento celebra 29 anos.
“Em cada dia da semana temos um prato especial, como filé mignon à parmegiana, italiana, frutos do mar, entre outros. E no sábado tem de tudo: frutos do mar, comida italiana, feijoada e churrasco. Abrimos de segunda a sábado”.
Saiba mais
Concurso “O Quilo é Nosso”
Vai eleger o melhor restaurante a quilo do Estado.
O vencedor da etapa estadual concorrerá a etapa nacional.
Para participar, o estabelecimento competidor deverá criar uma receita especial para o concurso, que valorize a alimentação saudável.
O prato deverá compor o cardápio durante todo o período da ação, que vai de 17 a 27 de setembro.
Avaliação
A refeição será um dos critérios mais importantes a serem avaliados em cada uma das etapas. Outros pontos de avaliação: atendimento, ambiente, limpeza e qualidade geral da comida do restaurante.
Júri
Os pratos serão julgados pelo júri técnico e voto popular.
O júri técnico comparecerá no restaurante de forma oculta. Eles irão consumir uma refeição diversificada que conterá obrigatoriamente a receita escolhida para o concurso.
Já o público em geral irá avaliar através da realização de votos on-line no site oficial da competição (www.oquiloenosso.com.br) até o dia 27 de setembro.
Fonte: Organização do evento.
Comentários