MP denuncia jovem de Linhares por crime de racismo e corrupção de menores
Além dela, as duas adolescentes que também aparecem no vídeo foram alvo de representações
Escute essa reportagem
O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) denunciou a jovem de Linhares que publicou um vídeo com afirmações preconceituosas em uma rede social no início do mês de janeiro. O vídeo foi publicado no contexto de uma “trend”, com base em uma brincadeira praticada pelos usuários da plataforma.
Nas imagens, que ganharam repercussão em todo o Brasil, ela e mais duas adolescentes, que foram alvo de representação do MPES, fazem declarações de teor racista. Elas foram indiciadas pela Polícia Civil no último dia 9 pelos crimes de racismo e ato infracional análogo ao crime de racismo.
A jovem de 19 anos foi denunciada pelos crimes de racismo e corrupção de menores e a denúncia já foi aceita pela Justiça. Já as duas adolescentes, que são menores de idade, responderão pela prática de ato infracional análogo ao crime de racismo. A representação contra a dupla está em análise.
Em sua apuração, o MPES destacou que "a denunciada e as representadas a todo momento riam e faziam chacota da situação, quando diziam, de forma pejorativa, a palavra 'preto', desclassificando não apenas a pessoa a qual elas se referiam, mas todas as pessoas pretas".
Na denúncia, o o Ministério Público pede que a jovem seja condenada pelos crimes descritos e pague uma multa para reparação dos danos materiais e morais.
Já em relação às adolescentes representadas, o MPES propõe que, se comprovada a prática do ato infracional, elas cumpram medida socioeducativa.
Comentários