Ligação entre Vitória e Serra vai encurtar caminho e desafogar trânsito
Trajeto irá margear a Vale e a ArcelorMittal, passando próximo aos muros. Hoje, os municípios são ligados pela BR-101 e Norte-Sul
Escute essa reportagem
Com a meta de encurtar trajetos, criar alternativas e melhorar a fluidez no trânsito, uma nova via será criada ligando Vitória à Serra.
A continuidade ao projeto da ligação entre os municípios foi destacada pelo prefeito eleito da Serra, Weverson Meireles, durante entrevista essa semana.
A continuidade ao projeto da ligação entre os municípios foi destacada pelo prefeito eleito da Serra, Weverson Meireles, durante entrevista essa semana.
“Nós temos a terceira ligação Serra-Vitória, em que nós vamos ligar Jardim Camburi à praia de Carapebus”.
Hoje, as vias que ligam os dois municípios são a BR-101 e a Norte-Sul. O projeto já vem sendo discutido e encaminhado pelo atual prefeito, Sérgio Vidigal, que explicou o que está previsto até o momento.
Segundo ele, a terceira ligação faz parte das obras em que a prefeitura busca uma operação de crédito internacional. “Como a União será a avalista, o projeto já passou pelo Ministério da Fazenda e agora estava na Casa Civil, sendo encaminhado ao Senado. A expectativa é de que em novembro o Senado aprove”.
Vidigal disse que o próximo passo será, então, fazer a licitação para contratar a empresa que ficará responsável pela elaboração do projeto executivo e execução da obra.
“Essa nova ligação é importante porque requalifica e agrega valor à nossa orla. Hoje, ainda temos valor imobiliário baixo e não temos uma rede hoteleira qualificada, já que é preciso atravessar o município para chegar às praias. Então, essa obra vai mudar a história da nossa orla”.
Ele explicou que a nova via será acessada por quem sai de Jardim Camburi, passando pela avenida Norte-Sul.
“No cruzamento com Bairro de Fátima, em frente ao posto de gasolina, teremos um viaduto, em que a nova via passará direto, passando por trás de Manoel Plaza e depois de São Geraldo”.
Segundo Vidigal, a via irá margear as áreas industriais da Vale e ArcelorMittal, passando próximo aos muros, na parte interna. “As conversas estão avançadas”.
O prefeito da Serra ainda ressaltou que, para quem vai para a região do litoral, haverá uma economia de 14 quilômetros no trajeto, encurtando ainda mais o tempo para todos. “A previsão é que, após licitado e contratado, as obras durem três anos”.
ENTENDA
Nova ligação entre Serra e Vitória
O projeto básico para a 3ª via de ligação Serra x Vitória prevê a construção de uma nova via, que deverá ser construída às margens das áreas da Vale e da ArcelorMittal.
Para realização dessa obra, juntamente com outro projeto de mobilidade, a prefeitura está buscando operação de crédito internacional.
Em novembro, o projeto deve passar por votação no Senado, já que o governo federal deverá ser avalista. Assim que aprovado, o projeto executivo e a obra serão licitados.
Traçado
A 3ª ligação entre as cidades será construída entre Jardim Camburi, em Vitória, até a orla da região de Carapebus, na Serra.
Para isso, quem sai de Jardim Camburi, pela Norte-Sul, passará por um viaduto que será construído no cruzamento com o Bairro de Fátima.
Ao invés do motorista seguir pela Norte-Sul em direção ao Terminal de Carapina, uma nova via sairá reto do novo viaduto, passando por trás do bairro Manoel Plaza.
A via vai margear as áreas industriais da Vale e ArcelorMittal, passando também por trás do bairro São Geraldo. De lá, seguirá até Carapebus, que terá a orla irterligada.
Expectativa é de que seja uma via ampla, com ciclovia.
Outros projetos
Também com a operação de crédito internacional, a prefeitura pretende realizar a obra da via ligando Civit II à BR-101, passando por Taquara, por cima da Norte-Sul.
Outro projeto previsto é a implantação de um mergulhão na saída da ArcelorMittal até BR-101, passando pela Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes. Para este projeto, é preciso que a BR-101 seja municipalizada.
Fonte: Prefeitura da Serra
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários