X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Ligação entre Vitória e Serra vai encurtar caminho e desafogar trânsito

Trajeto irá margear a Vale e a ArcelorMittal, passando próximo aos muros. Hoje, os municípios são ligados pela BR-101 e Norte-Sul


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Ligação entre Vitória e Serra vai encurtar caminho e desafogar trânsito
Perspectiva mostra como será parte do trecho que vai ser construído para ligar os municípios de Vitória e Serra: após licitação e contratação, obras devem durar três anos |  Foto: Divulgação/ Prefeitura da Serra

Com a meta de encurtar trajetos, criar alternativas e melhorar a fluidez no trânsito, uma nova via será criada ligando Vitória à Serra.

A continuidade ao projeto da ligação entre os municípios foi destacada pelo prefeito eleito da Serra, Weverson Meireles, durante entrevista essa semana.

A continuidade ao projeto da ligação entre os municípios foi destacada pelo prefeito eleito da Serra, Weverson Meireles, durante entrevista essa semana.

“Nós temos a terceira ligação Serra-Vitória, em que nós vamos ligar Jardim Camburi à praia de Carapebus”.

Hoje, as vias que ligam os dois municípios são a BR-101 e a Norte-Sul. O projeto já vem sendo discutido e encaminhado pelo atual prefeito, Sérgio Vidigal, que explicou o que está previsto até o momento.

Segundo ele, a terceira ligação faz parte das obras em que a prefeitura busca uma operação de crédito internacional. “Como a União será a avalista, o projeto já passou pelo Ministério da Fazenda e agora estava na Casa Civil, sendo encaminhado ao Senado. A expectativa é de que em novembro o Senado aprove”.

Vidigal disse que o próximo passo será, então, fazer a licitação para contratar a empresa que ficará responsável pela elaboração do projeto executivo e execução da obra.

“Essa nova ligação é importante porque requalifica e agrega valor à nossa orla. Hoje, ainda temos valor imobiliário baixo e não temos uma rede hoteleira qualificada, já que é preciso atravessar o município para chegar às praias. Então, essa obra vai mudar a história da nossa orla”.

Ele explicou que a nova via será acessada por quem sai de Jardim Camburi, passando pela avenida Norte-Sul.

“No cruzamento com Bairro de Fátima, em frente ao posto de gasolina, teremos um viaduto, em que a nova via passará direto, passando por trás de Manoel Plaza e depois de São Geraldo”.

Segundo Vidigal, a via irá margear as áreas industriais da Vale e ArcelorMittal, passando próximo aos muros, na parte interna. “As conversas estão avançadas”.

O prefeito da Serra ainda ressaltou que, para quem vai para a região do litoral, haverá uma economia de 14 quilômetros no trajeto, encurtando ainda mais o tempo para todos. “A previsão é que, após licitado e contratado, as obras durem três anos”.

ENTENDA

Nova ligação entre Serra e Vitória

O projeto básico para a 3ª via de ligação Serra x Vitória prevê a construção de uma nova via, que deverá ser construída às margens das áreas da Vale e da ArcelorMittal.

Para realização dessa obra, juntamente com outro projeto de mobilidade, a prefeitura está buscando operação de crédito internacional.

Em novembro, o projeto deve passar por votação no Senado, já que o governo federal deverá ser avalista. Assim que aprovado, o projeto executivo e a obra serão licitados.

Traçado

A 3ª ligação entre as cidades será construída entre Jardim Camburi, em Vitória, até a orla da região de Carapebus, na Serra.

Para isso, quem sai de Jardim Camburi, pela Norte-Sul, passará por um viaduto que será construído no cruzamento com o Bairro de Fátima.

Ao invés do motorista seguir pela Norte-Sul em direção ao Terminal de Carapina, uma nova via sairá reto do novo viaduto, passando por trás do bairro Manoel Plaza.

A via vai margear as áreas industriais da Vale e ArcelorMittal, passando também por trás do bairro São Geraldo. De lá, seguirá até Carapebus, que terá a orla irterligada.

Expectativa é de que seja uma via ampla, com ciclovia.

Outros projetos

Também com a operação de crédito internacional, a prefeitura pretende realizar a obra da via ligando Civit II à BR-101, passando por Taquara, por cima da Norte-Sul.

Outro projeto previsto é a implantação de um mergulhão na saída da ArcelorMittal até BR-101, passando pela Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes. Para este projeto, é preciso que a BR-101 seja municipalizada.

Fonte: Prefeitura da Serra

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: