Instituto Luiz Braille recebe óculos de inteligência e visão artificial
Dispositivo dispõe de diversas funcionalidades e deve trazer autonomia aos usuários
Escute essa reportagem
O Instituto Luiz Braille do Espírito Santo recebeu, nesta segunda feira (19), sete óculos inteligente do modelo OrCam MyEye 2.0. O dispositivo é capaz de ler textos em voz alta, identificar rostos, cores e cédulas e ainda reconhecer produtos.
Sem precisar de conexão com a internet, e pesando apenas 22,5 gramas, os óculos também facilitam a identificação de obstáculos e auxiliam pessoas com dislexia e dificuldades de leitura.
O governador do Estado, Renato Casagrande, destacou como os dispositivos são revolucionários no campo da inclusão. “Já entregamos unidades dos óculos inteligentes para alunos da rede estadual e estamos fazendo agora a entrega para o Instituto Luiz Braille. Nosso papel é ser um governo inclusivo. Esse é um caminho que estamos trilhando. Em uma sociedade com tanta desigualdade, temos que usar a tecnologia a nosso favor", disse.
Manoel Peçanha, presidente do Instituto, enfatizou que a entrega dos óculos inteligentes é a realização de um sonho.
“Hoje é um dia marcante na história desta entidade sem fins lucrativos, que tem por objetivo prestar serviços de assistência social, artística, intelectual e de saúde às pessoas com deficiência visual do Estado do Espírito Santo. Agradeço ao Governo pela sensibilidade em oferecer a todos nós desta associação este dispositivo importante para nossas vidas. É a concretização de um sonho”, declarou.
O Governo do Estado adquiriu 54 unidades dos óculos de inteligência e visão artificial OrCam MyEye 2.0. Já foram beneficiados alunos com deficiência visual na rede pública estadual de ensino e agora o Instituto Luiz Braille do Espírito Santo.
*Estagiária, com supervisão de Weslei Radavelli
Comentários