Imprudência no trânsito: Mais de 43 mil multas por avanço de sinal no ES
Estado acumula também altos números de multas por excesso de velocidade
Escute essa reportagem
As multas por avanço de sinal figuram em terceiro lugar no ranking das notificações emitidas de janeiro a setembro deste ano no Espírito Santo. São 43.046 infrações de condutores que avançaram o sinal vermelho e foram flagrados.
Além dessas, o Estado acumula também altos números de multas por excesso de velocidade. Ao todo, são 518.403 multas, de acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/ES).
Dessas, 427.129 foram para condutores dirigindo com velocidade superior à máxima permitida em até 20%, 81.435 para condutores multados por velocidade superior à máxima permitida de 20% até 50% e 9.839 para multados por velocidade superior à máxima permitida em mais de 50%.
O capitão Anthony Moraes Costa, chefe do setor de Comunicação do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), disse que são três os principais fatores que causam acidentes de trânsito: o fator viário, o veicular e o humano.
Ele explicou que o fator viário diz respeito às condições da via, inclusive climáticas; já o veicular, sobre aspectos relacionados ao estado de conservação do veículo; e o humano está relacionado à conduta da pessoa nos diferentes papéis que ela assume no trânsito
“Infelizmente, mais de 90% das causas de acidentes estão relacionadas ao fator humano. A desatenção, a negligência às normas e a imprudência são as causas mais recorrentes que culminam em sinistros”, afirma.
O capitão diz ainda que excesso de velocidade, distração, como uso de celular, e embriaguez ao volante são as imprudências que mais colocam em risco a vida no trânsito.
“O avanço de sinal é uma das principais causas de colisão lateral, o que pode acarretar em lesões graves ou até a morte”.
Já Brunno Xavier, gerente de Operações e Fiscalizações do Trânsito (GOFT) da Guarda Municipal de Vitória, reforça que hoje a maior causa de acidentes no trânsito é a imprudência do condutor.
Segundo ele, as infrações que mais causam acidentes são a alcoolemia, o excesso de velocidade e o uso de celular ao volante.
Fiscalização
Diante disso, como ele afirma, a Guarda tem intensificado a fiscalização, principalmente com relação à alcoolemia, de madrugada e de dia, além das ações de conscientização.
“Conseguimos ter redução dos acidentes no mês passado, se comparado ao mesmo período do ano passado”, frisou.
Infrações vão parar nas redes sociais
Um jovem de 20 anos foi detido na última quarta-feira após ser flagrado enquanto fazia manobras perigosas em uma rodovia da zona rural de Alegre, no Sul do Estado, colocando em risco a vida de outras pessoas. Além dele, outro motociclista também fazia as manobras, mas conseguiu fugir após os militares darem voz de parada.
Além do flagrante por conta das manobras, os policiais identificaram que o condutor que foi detido estava com a Carteira Nacional de Habilitação vencida. Ele foi levado para a Delegacia Regional de Alegre.
O flagrante aconteceu durante um patrulhamento na rodovia Governador Eurico Resende. De acordo com os militares, os motociclistas faziam manobras perigosas, empinando a motocicleta, conduzindo na contramão, arrastando pneus, andando em zigue-zague, invadindo a mão contrária e realizando frenagem brusca.
Ainda de acordo com o registro policial, para os militares, o suspeito disse que estava no local realizando manobras e equilibrando-se em uma das rodas para gerar vídeos e postar nas redes sociais, e que o seu celular estava apoiado na guia da via filmando todas manobras, inclusive, o momento da abordagem.
A motocicleta foi guinchada para o pátio credenciado Detran. A Polícia Civil disse que o suspeito, de 20 anos, foi autuado em flagrante por direção perigosa e liberado para responder em liberdade, após o recolhimento da fiança arbitrada pelo delegado de plantão.
Menores
Dois adolescentes também foram abordados por policiais militares em Alegre, no Sul do Estado, na última quarta-feira. Eles estavam pilotando uma motocicleta com licenciamento vencido.
De acordo com o registro policial, os adolescentes foram flagrados durante uma operação de trânsito.
Neste momento, os policiais identificaram que tanto o condutor quanto o passageiro eram menores de idade. A motocicleta foi guinchada e os adolescentes foram levados para a sede da 2ª Companhia
Ainda de acordo com registro dos policiais, o pai do adolescente que conduzia a motocicleta foi responsabilizado por confiar a direção a um menor de idade.
Comentários