Imigração Italiana no Brasil é celebrada neste sábado no ES. Veja a programação
Os 150 anos da imigração italiana no Brasil serão lembrados com festa que terá até cortejo marítimo
Escute essa reportagem
Houve um dia em que o navio de nome La Sofia atracou no Porto de Vitória com 386 pessoas vindas do Norte da Itália. Eles tinham muita vontade de trabalhar e um sonho. Neste dia, há exatos 150 anos, eles inauguravam a imigração em massa de italianos para o Brasil e faziam do Espírito Santo o estado pioneiro.
Para celebrar o legado dos antepassados, capixabas de Norte a Sul do Estado se reúnem neste sábado, a partir das 6 horas, na Praça do Papa, com uma programação variada, que inclui cortejo marítimo até o centro de Vitória, onde haverá missa em italiano da Catedral, e extensa programação cultural, com grupos de dança e o tombo da polenta.
Entre os grupos que vão participar da festa de abertura dos 150 anos da imigração italiana está o Gruppo Folkloristico do Circolo Trentino di Santa Teresa, coordenado por Cicero Toffoli.
“Às vezes, é a mesma Tarantella, é a mesma história, mas é dançada de um jeitinho diferente, a história contada de um jeitinho diferente. O grupo de dança hoje se mantém motivado nessas raízes”, afirma Cicero.
No distrito de Guaraná, Aracruz, a coreógrafa do Gruppo di Ballo Nova Trento, Escolástica De Marchi, conta que a dança desperta o interesse cultural na comunidade. “Leva muita alegria por onde passa”, afirma.
Único grupo de dança italiana de Domingos Martins, o Folkloristico Pietra Azzurra completa seis anos em agosto e vai participar dos festejos hoje.
“Foi um convite muito especial para representar a cultura italiana de Pedra Azul, do distrito de Aracê”, afirma a coordenadora Sônia Mônica Silveira.
A presidente da Associação Federativa Comunità Italiana do Espírito Santo, Rosa Maioli, conta que serão mais de 370 componentes de grupos folclóricos. “Eles vão estar em participação cultural encenada para o embarque dos imigrantes, entre a Praça do Papa e a Catedral, e tem o pessoal que vai cantar na missa”, afirma.
O diretor-geral do Arquivo Público do Estado, Cilmar Franceschetto, destaca que ontem foram feitos testes de navegação com a escuna e os dois barcos que vão levar os descendentes pela Capitania dos Portos e Vports. “Está tudo 100% regular e de acordo para a navegação segura”.
Programação
Praça do Papa
- A participação no evento é gratuita e não precisa de inscrição prévia.
- 6h às 7h: Recepção das comitivas na Praça do Papa.
- 7h às 7h30: Concentração e início do cortejo para o embarque dos imigrantes.
- 8h: Chamada para o embarque dos imigrantes.
- 8h30: Partida do Aquaviário da Praça do Papa em uma escuna e em três barcos em cortejo marítimo.
- Só quem foi cadastrado por associações de cultura italiana vai embarcar.
- Além disso, é preciso estar caracterizado com roupas que lembrem os imigrantes – não basta estar com vestimentas com as cores verde, branco e vermelho, da bandeira da Itália.
Porto de Vitória
- 9h: Desembarque dos imigrantes no porto de Vitória.
Catedral de Vitória
- 9h30: Caminhada para a Catedral Metropolitana de Vitória (subida pela escadaria Bárbara Lindenberg - Palácio Anchieta).
- 10h: Missa polifônica italiana com coro das 100 vozes.
- 11h30: Saudações das autoridades.
- 12h: Início dos festejos e das atrações culturais, com apresentação da banda de músicas folclóricas italianas Gioco di Mora.
- Haverá os polenta-móveis, de Venda Nova do Imigrante.
- 14h: Tombo da polenta, ao lado da Catedral de Vitória.
- Os grupos de danças se apresentarão nos intervalos.
Evento
- Além da banda de músicas folclóricas italianas Gioco di Mora, integrantes de associações culturais, descentes e não descentes de imigrantes italianos de Norte a Sul do Estado participam das comemorações dos 150 anos da imigração.
- Serão mais de 370 integrantes de grupos folclóricos, entre aqueles que participam da encenação do embarque na Praça do Papa, dos corais da missa em italiano na Catedral de Vitória e apresentações dos grupos de dança, após a missa, e o tombo da polenta, ao lado da Catedral.
- Entre os grupos que confirmaram presença estão:
- Gruppo Folkloristico do Circolo Trentino di Santa Teresa.
- Gruppo di Ballo Nova Trento, de Guaraná, Aracruz.
- Gruppo Folkloristico Pietra Azzurra, de Pedra Azul, Aracê, Domingos Martins.
- O evento é uma realização da Associação Federativa Comunità Italiana do Espírito Santo e da Prefeitura de Vitória.
Fonte: Comunità.
Comentários