X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Iluminação de praias na Serra será desligada a partir da sexta-feira. Saiba motivo

Religação só acontecerá após o dia 31 de março de 2025


Ouvir

Escute essa reportagem

A iluminação por refletores das orlas de Bicanga e Balneário Carapebus, na Serra, será desligada a partir das 22h da próxima sexta-feira (18). A mudança atingirá 2,5 quilômetros do trecho e atende a um pedido do Programa Integra Mais, do Governo Federal.

De acordo com a prefeitura, a  iniciativa acontece durante a temporada de desova das tartarugas. De outubro até março, os refletores que atendem a faixa de areia destes locais serão totalmente desligados — mantendo apenas a iluminação do calçadão.

"Pedimos a compreensão de toda a população que o desligamento acontecerá em  cumprimento a uma determinação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática", destaca o secretário de Serviços do município, Aniceto Moro Neto.

A religação dos refletores em tempo integral só irá acontecer após o término do período de desova das tartarugas, após o dia 31 de março de 2025.

Riscos para tartarugas

A data para mudança na iluminação das praias foi baseada em dados do Sistema de Informação de Monitoramento da Biota Aquática (Simba), que indicam que, no município da Serra, a subida das tartarugas fêmeas às praias para desova ocorre em maior quantidade a partir da segunda quinzena de outubro. 

Com a eclosão dos ninhos entre 50 e 60 dias após a postura, e a caminhada dos filhotes rumo ao mar e  a iluminação artificial traz risco a espécie neste processo.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: