Iluminação de praias na Serra será desligada a partir da sexta-feira. Saiba motivo
Religação só acontecerá após o dia 31 de março de 2025
Escute essa reportagem
A iluminação por refletores das orlas de Bicanga e Balneário Carapebus, na Serra, será desligada a partir das 22h da próxima sexta-feira (18). A mudança atingirá 2,5 quilômetros do trecho e atende a um pedido do Programa Integra Mais, do Governo Federal.
De acordo com a prefeitura, a iniciativa acontece durante a temporada de desova das tartarugas. De outubro até março, os refletores que atendem a faixa de areia destes locais serão totalmente desligados — mantendo apenas a iluminação do calçadão.
"Pedimos a compreensão de toda a população que o desligamento acontecerá em cumprimento a uma determinação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática", destaca o secretário de Serviços do município, Aniceto Moro Neto.
A religação dos refletores em tempo integral só irá acontecer após o término do período de desova das tartarugas, após o dia 31 de março de 2025.
Riscos para tartarugas
A data para mudança na iluminação das praias foi baseada em dados do Sistema de Informação de Monitoramento da Biota Aquática (Simba), que indicam que, no município da Serra, a subida das tartarugas fêmeas às praias para desova ocorre em maior quantidade a partir da segunda quinzena de outubro.
Com a eclosão dos ninhos entre 50 e 60 dias após a postura, e a caminhada dos filhotes rumo ao mar e a iluminação artificial traz risco a espécie neste processo.
Comentários