Exposição mostra o destaque da mulher negra
“Dandaras - Mulheres Negras da Educação” segue até a sexta-feira (02)
Escute essa reportagem
Dando visibilidade à mulher negra e sua atuação no pensar e fazer da educação pública, a exposição fotográfica “Dandaras - Mulheres Negras da Educação” segue aberta até a próxima sexta-feira (02), na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes), no Centro de Vitória.
A ação, com entrada gratuita, faz parte das comemorações pelo Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado no último dia 25, e o “julho das pretas”.
A mostra conta com registros de mulheres profissionais da educação que contribuem com a valorização e o reconhecimento da história afro-brasileira, por meio do desenvolvimento de projetos sobre a educação para as relações étnicos-raciais.
As profissionais são professoras, pedagogas, funcionárias de escola, militantes e lideranças sociais e sindicais que atuam em diversas cidades do Estado.
“Esposa de Zumbi dos Palmares, Dandara foi uma guerreira que lutou pela liberdade. Sua memória ainda hoje é pouco evidenciada. Mas sua luta ganha novo sentido e valor a cada mulher negra contemporânea, que rompe com os grilhões invisíveis do racismo e levanta a bandeira da resistência e de luta pela promoção da igualdade racial”, diz Rakel Rissi, idealizadora da exposição.
A professora Denise Araújo é uma das profissionais fotografadas e se sentiu reconhecida com a ação. “Me senti privilegiada diante de uma sociedade que sempre procurou invisibilizar a figura da mulher, principalmente a figura da mulher preta”.
“Dandaras – Mulheres Negras da Educação”
O quê: Exposição fotográfica que retrata 13 mulheres profissionais da educação de todas as regiões do Espírito Santo.
Quando: Até sexta-feira (02), sempre das 10 às 16h.
Onde: Sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes). Rua Gama Rosa, 216, 3° andar, Centro de Vitória.
Quanto: Entrada gratuita.
Grupos acima de 5 pessoas, é preciso fazer agendamento pelo telefone 3421-2417.
Comentários