Correios alertam para novo golpe do SMS; saiba como os criminosos estão agindo
Golpistas estão utilizando informações da empresa para cobrar uma taxa alfandegária falsa
Escute essa reportagem
Os Correios divulgaram uma nota para alertar a população sobre um novo golpe envolvendo a instituição. Golpistas estão enviando mensagens cobrando uma taxa alfandegária falsa para liberar encomendas.
De acordo com a empresa, as mensagens falsas são enviadas por SMS, e-mail ou WhatsApp e contêm um link que leva a uma página falsa com a logomarca dos Correios para que o pagamento seja feito. Outros agravantes do golpe incluem o número do remetente, que apresenta cinco dígitos e geralmente pertence a empresas e operadoras, e até o nome do destinatário no corpo da mensagem. Veja abaixo.
Nas redes sociais, usuários também já identificaram o esquema. "Recebi esse link por SMS informando que uma compra minha foi taxada pelos correios e fui direcionado para uma página idêntica à oficial, onde cobram a taxa através de um boleto. Só que estranhei, pois não tenho nenhuma importação em andamento. Então, CUIDADO!”, alertou um internauta. “Caí no golpe da taxa de exportação dos correios por SMS”, lamentou outro.
Na nota divulgada, os Correios reforçaram que “o ideal é que os clientes baixem o app dos Correios para acompanhar suas entregas. No aplicativo, é possível rastrear encomendas e pagar tributos de importação, entre outros serviços”.
Além disso, a empresa recomenda que se verifique no site oficial (www.correios.com.br) e nos perfis nas redes sociais para obter informações oficiais.
A reportagem procurou a Polícia Federal e a Polícia Civil do Espírito Santo para entender se há investigações em andamento sobre o novo golpe, mas ainda não obteve resposta. Esta matéria poderá ser atualizada a partir de novas informações.
Comentários