X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Ex-aluna da rede pública é aprovada em 9 universidades

A advogada capixaba Daniela Gava Duarte, de 26 anos, foi aceita para fazer mestrado em instituições dos EUA, Reino Unido e Alemanha


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Ex-aluna da rede pública é aprovada em 9 universidades
Daniela Gava Duarte vai estudar Políticas Públicas nos Estados Unidos |  Foto: Acervo Pessoal

Nada menos do que nove aprovações para mestrados no exterior. Essa é a grande conquista da advogada capixaba Daniela Gava Duarte, de 26 anos

Moradora de Boa Esperança, Região Noroeste, e estudiosa desde pequena, fez o ensino fundamental e médio em escolas da rede pública e em 2019 se formou em Direito pela Multivix de Nova Venécia, com apoio do Programa Universidade para Todos (Prouni). Em seu percurso acadêmico, colecionou boas notas e nutriu um sonho: estudar fora do Brasil.

“Eu sempre tive o sonho de estudar fora, mas era algo que parecia meio inatingível, por vir de uma cidade pequena. Depois que me formei, veio a pandemia, mas isso não me desanimou. Ano passado decidi tirar esse sonho do papel”.

Ela, que atua como advogada das áreas Cível, Direito de Família e Sucessões e Direito Previdenciário, sempre foi ligada a pautas raciais, especialmente àquelas sobre raça e gênero e, dessa maneira, optou por se candidatar a mestrados em Políticas Públicas.

Veja mais notícias sobre Cidades aqui

Para fazer seu sonho virar realidade, disse ter tido muito foco. Em abril do ano passado, começou a ter uma mentoria gratuita com as instituições Brasa e Fundação Estudar, que deram a ela orientações gerais sobre o processo para conseguir a vaga.

“Eles me orientaram em questões relacionadas a como construir um currículo bom, como escrever as cartas de motivação, passar nas entrevistas. Foram de grande apoio”, disse.

Além disso, ela também estudou inglês para a prova de proficiência na língua.
Entre dezembro de 2022 e janeiro deste ano, a advogada enviou as candidaturas para as universidades e, pelo trabalho duro, recebeu um resultado mais do que satisfatório: de 10 universidades para onde tinha feito inscrição, conseguiu ser aceita para fazer mestrado em nove, sendo sete nos Estados Unidos, uma no Reino Unido e outra na Alemanha.

Universidade de Maryland, Universidade George Washington, Escola do Rei de Londres e Escola Hertie são algumas das instituições em que Daniela foi aprovada. A primeira foi a escolhida pela futura mestranda. Ela começará a estudar em janeiro de 2024 e o curso terá duração de dois anos.

“Parece inalcançável, mas não é” - Daniela Gava Duarte

Imagem ilustrativa da imagem Ex-aluna da rede pública é aprovada em 9 universidades
"Sempre fui dedicada nos estudos, tanto na época da escola quanto durante a faculdade. Sempre tirei boas notas, justamente porque queria me destacar no futuro" |  Foto: Acervo Pessoal

A advogada Daniela Gava Duarte conversou com A Tribuna sobre o sentimento de ter sido aceita para fazer mestrado em nove universidades do exterior, sobre vida acadêmica, seus objetivos futuros e experiências passadas.

A Tribuna – Qual é o sentimento de ter sido aceita em nove universidades do exterior?

Daniela gava – Uma mistura de muita gratidão e felicidade. Eu me inscrevi para 10 universidades tentando ser aceita apenas em uma. Ainda assim parecia longe da minha realidade. Foi uma surpresa muito gratificante. Parece inalcançável, mas não é.

Você sempre foi estudiosa?

Sempre fui dedicada, tanto na época da escola quanto na faculdade. Sempre tirei boas notas, justamente porque queria me destacar no futuro.

O que essa experiência no exterior poderá trazer de positivo para você?

Acho que vai ser uma experiência muito enriquecedora de várias formas porque lá há pessoas de todo o mundo. Poderei estar rodeada de culturas e idiomas diferentes. Terei uma bagagem para impactar mais no nosso País. Como advogada, acredito que consigo ter um impacto e, trabalhando com Políticas Públicas, consigo fazer mais para minorias como eu.

Como está se sentindo para começar a estudar fora? Já morou sozinha antes?

Fui nascida e criada em Boa Esperança. Fiz um intercâmbio voluntário na Argentina e essa foi a única experiência fora. Fiquei cerca de um mês lá. No restante, sempre morei com meus pais. Estou muito animada.

Como está se preparando para começar com os estudos?

Inicialmente, já tenho que assistir a algumas aulas de orientação e questões que a universidade pede. Também estou indo atrás do visto e procurando locais para morar lá perto da universidade.

Alguém teve influência positiva para você fazer o mestrado fora?

No passado, uma professora de Inglês do ensino médio plantou essa sementinha na minha mente, do amor pelo inglês e pela vontade de estudar fora. Também sempre tive o apoio da minha família e amigos.

Das nove universidades, você escolheu a Universidade de Maryland. Por quê?

Eu queria muito estudar na Universidade de Maryland porque é muito renomada, ligada à questão de diversidade e porque está nos arredores de Washington. Junto com tudo isso, também foi a unidade que me deu a melhor bolsa.

Terei um desconto e vou receber um valor para me manter em troca do meu trabalho dentro da universidade como assistente de pesquisa ou ensino. A outra metade eu vou ter de pagar, o que soma um valor de R$ 70 mil. Estou fazendo uma vaquinha para conseguir. Ela está disponível no meu Instagram @danigavaduarte.

Quais são seus objetivos futuros, depois que finalizar o mestrado?

Em dois anos, que é o tempo do mestrado, muita coisa pode acontecer. Posso tentar um doutorado ou já voltar para o Brasil e trabalhar com Políticas Públicas.

Fique por dentro

Escolas que Daniela Gava Duarte estudou no passado

Ensino fundamental 1: Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Izaura de Almeida Silva.

Ensino fundamental 2: Centro Estadual Integrado de Educação Rural (Ceier) de Boa Esperança.

Ensino Médio: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Antonio dos Santos Neves.

Faculdade: Multivix Nova Venécia.

Faculdades em que foi aprovada para mestrado

Estados Unidos

1. Universidade de Maryland

2. Universidade Estadual da Pensilvânia

3. Universidade George Washington

4. Universidade de Northeastern

5. Universidade de Minnesota

6. Universidade de Miami

7. Universidade Pepperdine

Reino Unido

8. Colégio do Rei de Londres

Alemanha

9. Escola Hertie

Processo seletivo

A advogada mapeou 50 universidades para ver quais eram as que ela mais se encaixaria e, posteriormente, selecionou as 10 para as quais iria se candidatar.

No processo de seleção, precisou enviar documentos como carta de motivação, currículo, diploma e histórico escolar de graduação e carta de recomendação. Além disso, precisou fazer uma prova de proeficiência na língua inglesa.

Dicas

Daniela Gava Duarte deu dicas para quem tem o sonho de estudar mestrado no exterior.

1 participar de um programa que tenha mentoria a fim de ajudar estudantes brasileiros a irem para fora do País. Ela teve suporte das instituições Brasa e Fundação Estudar.

2 Dedicar-se ao inglês, língua fundamental para quem quer estudar em universidades desse idioma.

3 Preparar-se com antecedência. O processo é demorado e exige bastante do candidato. Quanto mais tempo tiver para trabalhar, melhor.

4 Dedicar-se ao longo da faculdade. Os resultados da graduação são importantes no processo de seleção.

5 Cuidar do corpo e da mente. É fundamental não se sobrecarregar, tendo tempo de qualidade com família e amigos. Daniela costumava sair, ler e ouvir música. Realizar atividades físicas também é importante para a saúde e ajuda no desempenho ao longo do processo.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: