X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Nota máxima para a Ufes e seis faculdades particulares do ES

A universidade federal, Faesa, Estácio de Sá de Vitória e 4 unidades da Multivix receberam nota 5 em avaliação do Ministério da Educação


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Nota máxima para a Ufes e seis faculdades particulares do ES
Diretor da Multivix Serra, Leandro Lima com alunos: Letícia, Jaqueliny, Yan, Maria, Daniel, João Vitor e Isabella |  Foto: Leone Iglesias/AT

Nota máxima na avaliação para recredenciamento institucional do ensino presencial. Esse foi o resultado que a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e outras faculdades do Estado conseguiram neste ano.

As instituições de ensino foram avaliadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC). 

Leia também:

Pela primeira vez na história, Ufes conquista nota máxima no MEC

A avaliação de recredenciamento, que é realizada periodicamente, analisa a qualidade de ensino das instituições educacionais a partir de 50 indicadores, que estão relacionados a temas como planejamento e avaliação institucional, infraestrutura, desenvolvimento institucional, entre outros. 

No caso da Ufes, o resultado é uma conquista histórica, pois foi a primeira vez que a instituição atingiu o conceito 5 (máximo). A última vez que foi avaliada, em 2010, tinha atingido a nota 4. 

O reitor da Ufes, Paulo Vargas, explicou que essa é uma avaliação que ocorre a cada oito ou dez anos, e que foi adiada em função da pandemia de covid-19. 

Vargas disse também que foi feita de maneira remota junto à comissão avaliadora e que foram disponibilizados cerca de 1.400 documentos sobre vários assuntos envolvendo os 50 quesitos para serem avaliados.

“É motivo de muito orgulho e muita satisfação. Esse resultado é de um trabalho que vem ocorrendo desde as gestões anteriores. Desde 2010 a universidade tem buscado promover melhorias na sua avaliação. É uma conquista de toda a unidade universitária”, destacou o reitor da Ufes.

Outra instituição de ensino que conseguiu o conceito 5 neste ano foi a Multivix Serra. Leandro Siqueira Lima, diretor-geral da Multivix Serra, e alunos de diversos cursos da instituição, comemoraram a nota máxima.

“Esse resultado foi muito importante para nós porque representa a educação de qualidade que oferecemos à sociedade e aos nossos alunos, e que mostra ainda a qualidade dos nossos cursos, dos nossos docentes e da nossa infraestrutura”, comentou o diretor. 

Além da unidade da Serra, conquistaram o conceito máximo as unidades da Multivix de São Mateus, Nova Venécia e Cachoeiro de Itapemirim. 

Também obtiveram nota máxima a Faesa e a Estácio da unidade de Vitória. A unidade de Vila Velha desta última passará pelo recredenciamento no próximo ano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: