Equipe do Ifes entre as 5 melhores do mundo na robótica
Grupo capixaba também recebeu o prêmio de robô mais inovador do mundial de robótica, disputado este mês na Holanda
Escute essa reportagem
Do Espírito Santo para o mundo: a equipe Titãs da Robótica, formada por alunos do campus de Colatina do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), conquistou o quinto lugar na RoboCup 2024 — o campeonato mundial de robótica.
Composta pelos estudantes Joel Hanerth, Bernardo Schmiedel Raymundo e Gabriel Macedo Liberato, a equipe também recebeu o prêmio de robô mais inovador da competição, com Ligeirinho, projetado para resgatar vítimas em ambientes que simulam situações de catástrofe.
Durante o mundial, que foi realizado na Holanda entre os últimos dias 17 e 21 de julho, o trio foi acompanhado pelos professores Igor Carlos Pulini e Renan Osório Rios, que consideraram a experiência uma imersão cultural e tecnológica única para estudantes e professores.
“Conhecer as melhores equipes do mundo e ver as tecnologias que elas utilizavam, ver qual delas era a melhor para determinados problemas que a gente já conhecia, foi muito legal”, conta Pulini.
“Os alunos competiram de igual para igual com robôs do mundo inteiro e nós, professores, pudemos conhecer tecnologias educacionais usadas em outros países”, completa Renan Osório Rios, que é coordenador da equipe.
A vaga para a RoboCup 2024 veio após os estudantes capixabas conquistarem, pela primeira vez, o título brasileiro da Olimpíada de Robótica, em 2023. Com o resultado, a Titãs da Robótica conquistou a única vaga para brasileiros na categoria Rescue Line, destinada para alunos do ensino médio.
“A competição mundial é um evento totalmente diferente da nacional. Estar diante dos melhores times de todo mundo traz um friozinho na barriga e uma emoção muito grande”, relata o aluno Joel Hanerth.
Agora, o objetivo da equipe é seguir representando o País em grandes competições e, desde já, iniciar o caminho até a próxima edição da RoboCup.
“Foi realmente uma grande chance e esperamos continuar. Nossa vontade é representar o Brasil novamente, vir com mais força e ganhar”, destacou Bernardo Schmiedel.
Brasil vai sediar mundial em 2025
A próxima edição do campeonato mundial de robótica já tem data e local para acontecer: no ano que vem, a RoboCup será realizada em Salvador, na Bahia, entre os dias 15 e 21 de julho.
E a equipe capixaba já deu o primeiro passo rumo ao objetivo de representar o Brasil mais uma vez. No último fim de semana, a Titãs da Robótica foi a campeã do Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica — o que garantiu aos alunos do Ifes de Colatina a vaga para a etapa nacional, que será realizada em novembro, na cidade de Goiânia. Além do primeiro lugar na competição, o Ifes de Colatina também recebeu o prêmio de melhor escola pública.
“A gente tem expectativa de conseguir um bom resultado no brasileiro, ganhar mais uma vez e representar o Brasil em Salvador no ano que vem”, afirma o professor Igor Carlos Pulini.
Esta será a segunda vez que o Brasil recebe a RoboCup. Em 2014, o evento foi realizado em João Pessoa, na Paraíba.
Comentários