X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Em greve, Ufes amanhece com portões fechados nesta segunda-feira

Greve em universidades e institutos federais do Brasil começou nesta segunda-feira (15)


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Em greve, Ufes amanhece com portões fechados nesta segunda-feira
Portão fechado na Ufes |  Foto: Reprodução Instagram @Adufes_ufes

A greve de servidores e professores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) começou, nesta segunda-feira (15). Os portões de acesso à instituição de ensino amanheceram fechados e faixas foram fixadas informando sobre o início do movimento grevista, que acontece nas universidades e institutos federais de todo o Brasil. 

Professores de universidades, centros de educação tecnológicas e institutos federais reivindicam reajuste salarial de 22%, a ser dividido em três parcelas iguais de 7,06% —a primeira ainda para este ano e outras para 2025 e 2026.

Um ato foi convocado pela Associação dos Docentes da Ufes (Adufes) para ser realizado no portão norte, do campus de Goiabeiras, na manhã desta segunda, para marcar o início da greve. 

Em seu perfil no Instagram, a Adufes informou que os trabalhadores do Restaurante Universitário (RU) devem se dirigir ao portão norte do campus de Goiabeiras para que tenham acesso ao local.

"Caminhões e outros veículos a serviço do RU estão sendo liberados também pelo portão norte. As/Os estudantes terão seu acesso liberado pelo mesmo portão nos horários do almoço e jantar para que acessem o Restaurante. Essa decisão foi informada à Administração Central da Ufes", disse a associação.

O QUE DIZ A UFES

A Ufes informou, em nota, que as atividades presenciais do campus de Goiabeiras estão suspensas, nesta segunda. As atividades do campus de Maruípe também serão suspensas, no turno vespertino.

A Administração da Ufes destacou ainda que, em reunião realizada na semana passada com a diretoria da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes), não foi comunicada sobre o bloqueio dos portões de acesso à universidade. 

"À comunidade universitária e à comunidade em geral, a Administração Central da Ufes afirma que reconhece a legitimidade do movimento e das pautas apresentadas pela categoria em nível nacional, mas atuará para que, durante a paralisação, o processo seja conduzido de forma a minimizar ao máximo os impactos para nossos estudantes, técnicos, docentes e para a sociedade", diz a nota. 

A Administração informa que vai continuar em diálogo com o comando local de greve. 

Até o momento, os acessos aos campi de Alegre, Maruípe e São Mateus estão liberados.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: