É possível fazer no mesmo dia 15 procedimentos estéticos?
Médicas relatam ser comum essa prática, adotada também por Xuxa, que fez 80 procedimentos no intervalo de sete horas
Escute essa reportagem
Em busca do cuidado com a aparência, homens e mulheres têm procurado especialistas para rejuvenescer o visual. Nesse cenário, há uma possibilidade interessante: fazer vários procedimentos estéticos em um único dia.
Um exemplo que ganhou repercussão é o de Xuxa. A artista, de 61 anos, fez 80 tratamentos ao longo de sete horas, tendo sido acompanhada por 11 profissionais de diversas áreas, como dermatologista, dermo-cirurgiã, fisioterapeutas, biomédicas e esteticistas. O objetivo foi elevar o nível de colágeno da pele.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
No Estado, a dermatologista Karina Mazzini contou que há pacientes que fazem mais de 15 procedimentos estéticos com ela de uma vez.
“É comum fazer uns 16. Normalmente, na face, uso em torno de seis a oito tecnologias. Depois, faço outras tecnologias no mesmo momento em colo e, se o paciente quiser, no braço e no dorso da mão, entre outros locais.”
Positivos para a produção de colágeno, ultrassom microfocado, Erbium Intraoral, laser fracionado de Erbium ou C02, radiofrequência microagulhada fracionada e aplicação de exossomas são alguns procedimentos que Karina faz em pacientes em um único dia.
Segundo a médica Renata Melo, por ser possível tratar diferentes partes do corpo em uma mesma sessão, a pessoa tem o tempo otimizado. Podem ser trabalhadas, por exemplo, queda de cabelo, flacidez facial e gordura corporal.
“Os procedimentos estéticos aumentam a autoestima e a autoconfiança, uma vez que conseguimos amenizar e melhorar alguma parte do corpo com a qual a pessoa ainda não está satisfeita!”, defende.
Limites
Existiria algum tipo de limite para aderir a esse “dia de beleza”? Karina Mazzini responde: “Temos que ver a idade, as comorbidades de cada paciente, porque tem alguns tipos de pele que não fazemos tudo junto”.
Oliete Guerra, dermatologista, afirmou ainda que existem alguns procedimentos que não recomenda de serem combinados. Ela citou, por exemplo, o ultrassom microfocado com a toxina botulínica, e recomendou que eles sejam feitos em dias diferentes.
Fique por dentro
Caso Xuxa
Xuxa fez 80 procedimentos estéticos ao longo de sete horas. Seu objetivo é recuperar o colágeno de maneira natural.
Os procedimentos foram feitos da cabeça ao pés da artista, de 61 anos de idade.
O protocolo escolhido pela loira engloba uma série de tratamentos personalizados, como o Morpheus, tecnologia que combina microagulhamento com radiofrequência, e que atinge até 8 mm de profundidade para diminuir a flacidez da pele.
No cabelo, foram usados microenxertos autólogos, para o tratamento da alopecia androgenética.
A técnica usada no procedimento promove a regeneração capilar de dentro para fora.
Equipe
Em seu dia de beleza, Xuxa foi acompanhada por 11 profissionais, como dermatologista, dermo-cirurgiã, fisioterapeutas, biomédicas e também esteticistas.
Objetivos
À revista Quem, a dermatologista Taiz Campbell, que participou da realização dos procedimentos da artista, contou que o objetivo do tratamento foi o “gerenciamento do envelhecimento de modo saudável, natural, sem modificar os traços”. Assim, acrescentou, sempre que a apresentadora “se olhar no espelho, vai gostar do que vê”.
Procedimentos
De acordo com especialistas entrevistadas, a realização de vários procedimentos estéticos em um mesmo dia é benéfico, pois há a otimização do tempo do paciente.
Exemplos
Karina Mazzini comentou que, entre os procedimentos que faz em um único dia em um paciente, estão ultrassom microfocado, Erbium Intraoral, laser fracionado de Erbium ou C02, radiofrequência microagulhada fracionada e aplicação de exossomas.
Limites
Em relação aos limites de se fazer vários tratamentos em um único dia, há questões de idade e comorbidade do paciente que precisam ser avaliadas.
Além disso, de acordo com a dermatologista Oliete Guerra, existem procedimentos que ela recomenda não serem combinados, como a toxina botulínica (conhecida como botox) com o ultrassom microfocado.
Fonte: Pesquisa A Tribuna e especialistas consultadas.
Comentários