Drones orientam motoristas no trânsito
Equipamento, que já está em operação na Serra, emite mensagens sonoras no trânsito, com explicações, como em casos de acidente
Escute essa reportagem
Imagine um motorista infrator que, por exemplo, estaciona em uma calçada ou na vaga de idosos ser alertado sobre a infração. Ou mesmo os envolvidos em um acidente sem vítimas em uma via movimentada serem orientados que os veículos podem ser retirados da via até a chegada das autoridades de trânsito.
Na Serra, agentes de trânsito contam com a ajuda de um drone, que já está em operação, e que emite uma mensagem sonora para orientar motoristas e tem ajudado no controle do fluxo e na segurança do trânsito.
“Nós estamos trabalhando em ações educativas. Esse equipamento não lavra auto de infração. É para levar informação e tentar melhorar aquela condição do fluxo na região”, afirma o diretor do Departamento de Operações de Trânsito (DOT), Fábio Alves.
O diretor citou como exemplo a identificação de estacionamento irregular em calçadas em que o drone é enviado ao local e emite a mensagem sonora.
“Aí, a gente consegue, por exemplo, visualizar isso e, às vezes, encaminhar uma viatura que está próxima da região”, explicou.
O equipamento tem uma tecnologia do alto-falante acoplado no drone. A princípio são mensagens pré-gravadas e também é possível gravar com o drone no alto.
“Então, se eu estou visualizando uma infração, eu consigo gravar com ele no alto. Eu gravo, salvo, coisa de 20 segundos a gente consegue fazer isso. Eu consigo emitir aquele som e direcionar para o condutor do veículo que eu desejar”.
Em uma situação de um veículo com acidente sem vítimas, que é só dano material e eles se locomovem, é possível retirar o veículo da via e desobstruir o trânsito, sendo que o drone pode dar essa orientação, segundo Fábio Alves.
“Só que vamos pensar no exemplo que aconteceu essa situação e congestionou o trânsito de uma forma que é até difícil para a viatura chegar. Se a gente for pensar num local de grande movimentação, isso é possível de acontecer. E o drone pode evitar com a orientação”, destaca o diretor.
Ele conta que, dos 50 agentes de trânsito da Serra, dois estão capacitados para operar o equipamento, mas todos serão treinados.
Saiba mais
Investimento
A Secretaria de Defesa Social da Serra (Sedes) comprou três drones para auxiliar nas ações de segurança pública municipal.
Eles serão direcionados para a Defesa Civil, para o Departamento de Operações de Trânsito (DOT) e para a Guarda Civil Municipal da Serra (GCM). O investimento desses equipamentos alcançam os R$ 102 mil.
Os equipamentos foram comprados há 15 dias e já estão em uso.
Trânsito
O Departamento de Operações de Trânsito (DOT) está utilizando o equipamento para auxiliar no controle do fluxo e na segurança do trânsito.
O equipamento ajuda o trabalho dos agentes e orienta os motoristas na educação para o trânsito.
Os drones não lavram autos de infração.
Porém, por meio dos equipamentos, agentes de trânsito podem identificar infrações e acionar a viatura mais próxima, para adotar as providências cabíveis.
A autonomia do equipamento, que tem três baterias, é de 50 minutos de voo, 12 km de distância e 150 metros de altura.
Fonte: Prefeitura da Serra e DOT.
Comentários