Sul do ES registra primeiro caso de Febre do Oropouche
Espírito Santo tem 79 casos confirmados da doença, até o momento
Escute essa reportagem
Anchieta, no Sul do Espírito Santo, registrou o primeiro caso de Febre do Oropouche na região. A informação foi divulgada pela prefeitura do município na última terça-feira (14) após o contagio ser confirmado pelo Laboratório Central (Lacen-ES), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Segundo Secretaria Municipal de Saúde de Anchieta, o paciente passou por avaliação médica na terça-feira, encontra-se bem, em casa, com melhora dos sintomas. O resultado do exame saiu na segunda-feira (13).
A administração municipal explicou que o caso é acompanhado por profissionais de saúde.
A Febre do Oropouche é causada por um vírus transmitido pela picada do mosquito Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Os sintomas da doença são parecidos com os da dengue, chikungunya e febre amarela, como: dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia. A recomendação, ao sentir os sintomas, é procurar o Pronto Atendimento Municipal ou o hospital.
ES registra 79 casos
Dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na tarde desta quarta-feira (15) revelaram que subiu para 79 o número de casos confirmados de Febre do Oropouche no Espírito Santo.
Foram confirmados até o momento:
- 29 casos em Colatina
- 21 casos em Rio Bananal
- 7 casos em Laranja da Terra
- 6 casos em São Gabriel da Palha
- 4 casos em Vitória
- 3 casos em Sooretama
- 2 casos em Ibiraçu
- 2 casos em Vila Valério
- 1 caso em Pancas
- 1 caso na Serra
- 1 caso em Linhares
- 1 caso em Anchieta
- 1 caso em Ibatiba
O levantamento publicado nesta quarta-feira representam um aumento de 23 casos em relação ao último boletim, divulgado na sexta-feira (10), quando o Estado contabilizava 56 casos da doença.
Comentários