X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Diversão com “revoada” de pipas em Vila Velha

Mais de mil peças foram distribuídas para crianças e adolescentes do bairro Cocal. EDP ensina a brincar com segurança


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Diversão com “revoada” de pipas em Vila Velha
Crianças se divertem com brincadeira ao ar livre: alerta para uso de pipas |  Foto: Divulgação/Rodrigo Gavini

O sábado foi animado para crianças e adolescentes do bairro Cocal, em Vila Velha, após a distribuição de cerca de  mil pipas coloridas, confeccionadas em material sustentável e biodegradável. 

Os participantes receberam pipas prontas para soltar, com rabiola e carretel, e contaram com orientações de monitores especializados sobre como empiná-las de forma segura, longe da rede de energia elétrica. Além da distribuição dos presentes, o evento contou com oficinas e sorteios de brindes.  

Leia mais sobre Cidades

Esta é a segunda vez que o evento – pensado e promovido pela EDP – acontece este ano. A intenção é alertar para  a importância do uso de pipas de forma segura.

Sobre as doações, o gestor da EDP, Bruno Mendonça Martins, explica  que tudo foi pensado para alertar a população sobre os perigos. “É preciso conscientizar a população para evitar acidentes com a rede elétrica, e também impactos para os clientes.”  

Martins explica que, normalmente, o aumento da falta de energia por causa da pipa é maior nos meses de junho e julho, durante as férias escolares. 

“Os municípios da Grande Vitória mais afetados durante o ano de 2023, de janeiro a julho, foram Vila Velha e Serra” relatou.

Ocorrências

De acordo com dados fornecidos pela EDP, foram registradas 301 ocorrências de pipas na rede elétrica, resultando na interrupção do fornecimento de energia para mais de 59 mil clientes. 

Para ele, os principais cuidados que devem ser frisados sempre  são evitar soltar pipa próximo à rede elétrica e de rodovias, e buscar sempre locais abertos, como campos e parques, entre outros.

Ele frisa que não se pode utilizar linhas com cerol  e linha chilena, já que  as mesmas são proibidas e causam grandes danos à rede elétrica e trazem riscos para os ciclistas e motociclistas.


Como soltar pipa com segurança

Cerol e linha chilena são proibidos

1- Procure espaços abertos, como parques e campos, onde não exista o risco de contato com fios de energia.

2- Use pipas em locais distantes de redes elétricas, preferencialmente em lugares onde não existam nenhum tipo de cabo de energia, de serviço telefônico ou antenas de celular. Isso evita acidentes e interferências na qualidade desses serviços.

3- Não retire pipas enroscadas em   fios elétricos. Nunca use varas nem suba em postes, muros ou lajes para retirar uma pipa. O choque, nestes casos, pode ser fatal. 

4- Chame técnicos: somente técnicos da distribuidora são treinados para manusear a rede com toda segurança. 

5- Não jogue  objetos na rede elétrica para o resgate da pipa, pois pode causar graves acidentes. A chamada “marimba” (pedra amarrada a uma linha), ou qualquer outro objeto, não deve ser lançado na rede. 

6- Jamais use cerol ou “linha chilena”. Esses produtos são proibidos e podem provocar acidentes graves e mortes.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: