Definida nova empresa que vai reativar 160 radares em rodovias do ES
Após fim de contrato, equipamentos foram cobertos com sacolas plásticas pretas e estão sem funcionar nas rodovias estaduais
Escute essa reportagem
Quem trafega por rodovias estaduais nos últimos dias tem se surpreendido com sacolas plásticas pretas cobrindo radares.
O motivo é que o contrato com a empresa responsável pelos 160 equipamentos de fiscalização eletrônica terminou recentemente e uma outra prestadora de serviços foi contratada.
A expectativa é de que os novos radares comecem a ser instalados após a empresa anterior retirar os equipamentos, o que deve acontecer em até 30 dias.
O Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado (DER-ES) informou, por meio de nota, que já foi publicado no Diário Oficial da última segunda-feira a homologação da nova empresa que ficará responsável pela manutenção dos 160 equipamentos.
Eles deverão ser instalados nas rodovias estaduais sob a gestão do órgão. A informação é que os pontos são os mesmos em que os equipamentos já funcionavam.
O DER-ES ainda orientou que os motoristas continuem respeitando os limites de velocidade das placas indicativas já que a qualquer momento os aparelhos serão religados.
O órgão informou, ainda, que a empresa tem um prazo de 30 dias para retirar os seus equipamentos e que, à medida que eles forem retirados, a nova empresa contratada vai providenciar a substituição dos aparelhos em todo o Estado.
Entre os trechos que os novos radares serão instalados estão aqueles da Rodovia do Sol e Darly Santos, em Vila Velha, ES-010, na Serra, e rodovia ES-080, em Santa Teresa. Na Terceira Ponte, os radares também estão com sacolas pretas e serão instalados novamente.
No edital para o pregão eletrônico de contratação da nova empresa, o DER-ES especifica que parte dos equipamentos deve ser do tipo fixo, para detecção de excesso de velocidade com display indicador de velocidade. No total, serão 297 faixas de rolamento monitoradas (uma via tem mais de uma faixa por sentido).
Outra parte dos equipamentos deve ser do tipo fixo de medição eletrônica de velocidade, parada de veículo sobre a faixa de pedestres e avanço de semáforo. Nesse caso, são 157 faixas monitoradas.
Todos ainda devem ter a tecnologia Optical Character Recognition (OCR), o sistema de reconhecimento automático de placas.
Entenda
Fim do contrato
O Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado ( DER-ES) informou que o contrato com a empresa que prestava serviços especializados de fiscalização eletrônica expirou recentemente.
Muitos radares de rodovias estaduais, que foram instalados e estavam sendo mantidos pela empresa anterior, estão cobertos por sacolas pretas.
Até que a nova empresa assuma, eles não estão operando.
Nova empresa
foi publicado no Diário Oficial da última segunda-feira a homologação da nova empresa contratada para os serviços.
Ela ficará responsável pela manutenção dos 160 equipamentos, que deverão ser instalados nas rodovias estaduais sob a gestão do órgão.
Prazos
O órgão ressaltou que a empresa anterior tem um prazo de 30 dias para retirar os seus equipamentos.
A medida que eles forem retirados, a nova empresa contratada vai providenciar a substituição dos aparelhos em todo o Estado.
Não há uma data definida para que comecem a autuar novamente os condutores, mas será logo após a instalação e aferição dos equipamentos.
Respeito
Mesmo com o tempo de transição, o DER-ES orientou que os motoristas continuem respeitando os limites de velocidade das placas indicativas já que a qualquer momento os aparelhos serão religados.
Equipamentos
No edital para contratação da nova empresa estabelece que devem ser instalados nas rodovias estaduais dois tipos de equipamentos:
- Do tipo fixo, para detecção de excesso de velocidade com display indicador de velocidade
- Do tipo fixo, de medição eletrônica de velocidade, parada de veículo sobre a faixa de pedestres e avanço de semáforo.
Todos ainda devem ter a tecnologia Optical Character Recognition (OCR), de reconhecimento automático de placas.
Os 160 pontos com radares serão os mesmos atuais.
Fonte: DER-ES.
Comentários