Corpo de Bombeiros do ES faz alerta sobre golpe da falsa fiscalização. Entenda
Contato é feito através de um e-mail falso
Escute essa reportagem
O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo publicou, na última quinta-feira (15), um alerta sobre tentativas de golpes através de falsos e-mails. De acordo com a corporação, empresas do Estado têm recebido mensagens que simulam notificações, afirmando que uma fiscalização será realizada no estabelecimento.
As mensagens contém, ainda, um link com as possíveis irregularidades identificadas pelos Bombeiros. No entanto, trata-se de um link malicioso — que, ao ser acessado, expõe as vítimas aos golpistas.
"A mensagem informa que a empresa sofrerá uma fiscalização e contém um link com as possíveis irregularidades, entretanto, trata-se de um link malicioso", explicou a corporação.
Confira o texto do falso e-mail:
BRIGADA DE INCÊNDIO
Bom dia, sua empresa [nome da empresa] está sendo previamente notificado de que haverá uma averiguação em suas instalações até o dia [data].
Tentamos o contato no seu telefone para falar com algum responsável financeiro sobre o assunto.
A visita ocorrerá mediante uma denúncia feita de modo anônimo.
Conforme a Lei 13.425 estabelece no Brasil diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndios e desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público.
Em caso de irregularidades o Senhor(a) será multado e terá 15 dias úteis para ajustar-se as normas de combate ao incêndio.
[link malicioso]
Atenciosamente,
Jose Carlos
Gestor de Segurança do CBE.
Corpo dos Bombeiros
Como identificar o golpe
O Corpo dos Bombeiros explicou que só envia e-mail de endereços oficiais da Corporação, com o final @bombeiros.es.gov.br. Além disso, as notificações são realizadas apenas quando há movimentação em processos que já estão em andamento.
"A Corporação está adotando as medidas cabíveis e orienta que cidadãos que receberem este tipo de mensagem não cliquem nos links", alertou.
Comentários