“Aula não pode ser baseada só com o que está nos livros”, diz especialista
Adriano Lima, que vai ministrar palestra no 12º Congresso das Escolas Particulares, fala sobre ensino no mundo multimídia
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“A aula não pode ser baseada só com o que está nos livros. Isso porque o aluno quer encontrar dentro da escola um mundo parecido com o que tem fora dela, que é conectado, multimídia”.
A afirmação é do palestrante Adriano Lima, que vai participar do 12º Congresso das Escolas Particulares, promovido pelo Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe/ES).
Adriano vai ministrar nesta sexta-feira (16), às 11h15, a palestra “Maker, Steam e PBL: As metodologias ativas e o elo de confiança entre o educador e o aluno”.
O congresso será realizado hoje e amanhã, no Centro de Convenções de Vitória, e vai debater sobre inovação, inclusão, neurociência e disciplina em sala de aula, com o tema “Mundo Linear x Mundo Exponencial: Qual o é o papel da educação?”.
A Tribuna - Como se cria confiança entre o professor e o aluno?
Adriano Lima - Acredito que esse relacionamento, esse link de confiança, não só entre aluno e professor, mas entre todos os seres humanos, se dá a partir de quando você respeita. E a partir do momento, quando o aluno enxerga no educador, nesse mestre, uma pessoa que o respeita, acaba criando um link de confiança, quase que automaticamente.
Para você criar esse link de confiança, para você ter esse sentimento de respeito, você precisa ter um sentimento de pertencimento.
Quando entra na sala de aula, o professor deve utilizar alguns métodos, por exemplo, as metodologias ativas, para adentrar nesse mundo do aluno, ou seja, mostrar para ele claramente e dizer 'aluno, eu respeito teu mundo e não só respeito teu mundo, mas eu quero cada dia mais conhecê-lo, porque eu vou utilizar esse conhecimento que você está me trazendo para criar a melhor aula possível'. A aula não vai ser baseada só no que está no livro.
Como se aproximar dos alunos hoje em dia?
O educador tem mais e mais dificuldade em acessar o aluno, em acessar o mundo do aluno. Então, deve conseguir chamar a atenção do aluno dentro de sala de aula, e chamar a atenção no bom sentido, de conseguir conversar, de trocar com ele, de trocar conteúdos, conhecimento e de ter um momento de aprendizagem significativa na sala de aula.
Eu acho que é justamente para auxiliar o educador a cada dia ter mais acesso a ferramentas que sejam realmente úteis nesse processo de conexão com o aluno dele. O que a gente vai discutir amanhã é justamente como as metodologias ativas conseguem auxiliar o professor, auxiliar o educador nesse contato dentro e até mesmo fora de sala de aula.
O que são as metodologias Maker, Steam e PBL?
O Steam é utilizar o mesmo conceito de integração interdisciplinar, ou seja, congregar numa mesma aula ou num mesmo projeto as ciências, a tecnologia, a arte, mas também conectar disciplinas como, por exemplo, o Português. O Maker é o “do it yourself”, é você pegar e fazer com as próprias mãos. E o PBL é mostrar para a criança que antes de começar um projeto, ela tem todo um planejamento, tem que conhecer o porquê, quais são os problemas.
O que o aluno busca na escola atualmente?
O aluno quer encontrar dentro da escola um mundo parecido com o mundo que ele tem fora dela, que é um mundo conectado, é multimídia, é um mundo com som, com imagem, com internet, enfim, é aquilo que encontra ali fora.
E o professor, como pode agir?
O professor, por exemplo, fala: 'Bom, vamos trabalhar e hoje a gente vai falar sobre foguetes, tá?'. Se eu começar essa aula só mostrando foguete e falando como é que funciona, para que serve, para onde vai, da onde vem, é uma aula no formato tradicional.
Se começo perguntando o que ele entende de foguete, se ele já viu um, se ele já teve contato com algo parecido, é aí que a gente começa a realmente ter um ambiente onde começo a promover a metodologia ativa e a aprendizagem significativa, porque consigo trocar entre os alunos os conhecimentos.
Então, isso quer dizer que o aluno vai aprender comigo? Vai. Mas ele também vai aprender com o colega ao lado.
Ele também vai entender que o colega ao lado tem uma experiência de vida e um conhecimento prévio diferente do dele. E esses conhecimentos vão se complementando.
E como incentivar a criatividade dos alunos?
Principalmente quando você vai usar metodologias ativas é quando você desafia o aluno, não desafia de uma maneira vã, de uma maneira vazia, desafia o aluno de verdade, você fala: 'Olha, agora que eu entendo o teu contexto, vou te desafiar a resolver um problema'.
O aluno tem que sentir envolvido de mente, mas também de coração naquilo.
QUEM É
Adriano Lima
Idade: 43 anos.
Nasceu em São Paulo.
Formação: Adriano é formado em Cultura Digital na Educação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Tech Innovation Research pela Universidade de Liverpool.
Mora em São Paulo.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Congresso
O 12º Congresso Educacional das Escolas Particulares do Espírito Santo acontece hoje e amanhã, às 8h, no Centro de Convenções de Vitória. Serão debatidos temas como inovações pedagógicas, inclusão, experiências dos alunos, novas metodologias, disciplina, neurociência, segurança e tecnologia, como Inteligência Artificial.
Entre os palestrantes confirmados estão a psicopedagoga Isa Minatel, o psicoterapeuta Leo Fraiman, o doutor em Neurociências Nino Paixão e a doutora em Educação Telma Vinha.
Quinta-feira (15)
- 8h: Credenciamento e visita à 12ª Exposição de Produtos e Serviços Educacionais (ExpoSinepe-ES).
- 9h: Abertura oficial.
- 9h30: Palestra magna “Cegueira Coletiva da Inteligência Artificial”, com Juliano Kimura, especialista em Transformação Digital.
- 10h30: Intervalo na programação para café e início das conexões com educadores e parceiros na ExpoSinepe-ES.
- 11h30: “Como usar a tecnologia no processo ensino-aprendizagem”, com Andreia Fernandes, mestre em Educação e especialista em Neurociência.
- 12h30: Intervalo para o almoço e visita à ExpoSinepe-ES.
- 14h: “Ensinando e aprendendo com prazer: A neurociência entra em ação!”, com Nino Paixão, doutor em Ciências na área de concentração em Neurociências (no auditório principal).
- 14h: “Como as IES devem estar preparadas para as novas tendências de mercado e regulação”, com Celso Niskier, diretor-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (no auditório IES).
- 15h: Intervalo para networking e visita à ExpoSinepe-ES.
- 16h: “Segurança em pauta: Educação para a paz”, com Telma Vinha, doutora em Educação.
- 17h: Encerramento e happy hour com coquetel.
Sexta-feira (16)
- 8h: Credenciamento e visita à 12ª Exposição de Produtos e Serviços Educacionais (ExpoSinepe-ES).
- 8h30: “Disciplina do Equilíbrio: Como manter relações respeitosas no ambiente escolar”, com a psicopedagoga Isa Minatel.
- 9h30: Intervalo para café e visita à ExpoSinepe-ES.
- 10h30: “Articulando as inovações pedagógicas com as reais necessidades dos alunos”, com Idelfranio Moreira, professor especialista em Ensino e Inovações Educacionais.
- 11h15: “Maker, Steam e PBL: As metodologias ativas e o elo de confiança entre o educador e o aluno”, com Adriano Lima, formado em Cultura Digital na Educação.
- 12h: Intervalo para o almoço e visita à ExpoSinepe/ES.
- 14h: “Inclusão em pauta: o poder extraordinário da família e das escolas”, com Roberta Bento e Thais Bento, educadoras especialistas na relação família e escola
- 15h: Intervalo para networking e visita à ExpoSinepe/ES.
- 16h: “Sentir é aprender: Como estamos oferecendo essas experiências aos nossos alunos?”, com Leo Fraiman, psicoterapeuta mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.
- 17h: Encerramento com sorteios e premiação da maior caravana.
Fonte: Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe/ES).
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