Coral capixaba vai competir na Europa
Músicos do Estado vão representar o Brasil em Rovinj, na Croácia, e Veneza, na Itália. Ao todo, 12 pessoas fazem parte da comitiva
Escute essa reportagem
Um coral de Cariacica embarca na próxima quinta-feira (22) para uma sequência de eventos na Europa na disputa do Festival Internacional Chorus Inside. Sob a regência do Maestro Max Carvalho, o coro vai representar o Brasil com apresentações em Rovinj, na Croácia, e Veneza, na Itália. Ao todo, 12 pessoas fazem parte da comitiva.
“O projeto é formado por alunos de técnica vocal da minha escola, com um pianista e um violinista. Partiremos na quinta para Veneza, e iremos para a Croácia, onde o festival começa no dia 25. Vamos cantar o Hino Nacional e andar com a bandeira brasileira pelas ruas da cidade. No dia 26, começa a competição para valer. Depois, no dia 28, voltamos para uma apresentação de gala em Veneza”, detalha o maestro.
A ida para o festival foi viabilizada através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC). As apresentações serão repletas de brasilidade, já que canções como “Garota de Ipanema” e “Anunciação” fazem parte do repertório.
“É uma honra representar nosso município, o Estado e o Brasil. Como estamos bem ensaiados e entrosados, acredito que podemos voltar com uma boa classificação, quem sabe o primeiro lugar”, afirma Max.
Regente de vários coros na Grande Vitória e região serrana, o maestro já havia participado do Festival Chorus Inside em 2019 na categoria de duos, ao lado do cantor Rafael Simas.
Na ocasião, a dupla foi a única da América Latina a se classificar para participar do festival e conquistou o segundo lugar da competição.
Este ano, o maestro irá com o coral que leva seu nome e conta, novamente, com a voz de Rafael, além de Lucas Rosa, Joilson Jr, Welerson Huver e Danilo Silva; Ana Julia Aleixo e Silvia Góes serão responsáveis pelos vocais femininos.
O pianista Caio Góes, o violinista Augusto Kennedy e o produtor cultural Marcos Anselmo da Vitória completam a equipe.
Bailarina, a filha de Max, Maria Julia Cremasco, de 12 anos, também integrará a comitiva para uma apresentação especial durante as canções de Bossa Nova.
“Ela vai ser a ‘Garota de Ipanema’ e vai se apresentar em ‘Wave’, do Tom Jobim. Estou muito orgulhoso. Ela foi diagnosticada com diabetes tipo 1 aos 7 anos, e superou qualquer dificuldade para se tornar uma artista”, completou.
Saiba mais
Competição começa dia 25 deste mês
- Embarque cultural
O Coral Max Coutinho Carvalho embarca na próxima quinta-feira (22) para a Europa, onde disputará o Festival Internacional Chorus Inside.
O grupo se apresentará na categoria canto popular. Serão duas apresentações em Rovinj, na Croácia, e uma de gala em Veneza, na Itália.
A competição começa no dia 25 de agosto, na Croácia, onde o grupo participará da abertura e, no dia seguinte, fará a apresentação oficial com repertório brasileiro. No dia 28, em Veneza, acontece a apresentação de gala.
Doze profissionais capixabas fazem parte do Coral. O grupo de vocalistas é formado por alunos da escola do maestro Max Carvalho, localizada em Cariacica. Um pianista e um violinista também compõem a comitiva.
Aos 12 anos, a filha do maestro, Maria Júlia, será responsável pela apresentação de uma coreografia especial durantes as canções “Garota de Ipanema” e “Wave”, de Tom Jobim.
Os músicos brasileiros disputarão o festival com coros de diferentes nacionalidades, como Itália, Hungria e Polônia.
Comentários