Consulta médica agora por aplicativo em Vila Velha
Serviço está disponível exclusivamente para moradores vinculados a uma das UBS do município, com foco na atenção primária
Escute essa reportagem
A Prefeitura de Vila Velha lança um novo serviço de telemedicina, oferecendo à população a possibilidade de realizar consultas com médicos clínicos gerais de modo totalmente on-line.
O serviço, que integra a modalidade “Consulta Online” dentro da opção de agendamento de saúde, está disponível exclusivamente para moradores cadastrados e vinculados a uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, com foco na atenção primária.
O agendamento é feito pelo site da prefeitura (http://consulta.vilavelha.es.gov.br/). Lá, o usuário seleciona a modalidade, que pode ser o agendamento on-line ou a telemedicina. Todos os dias, a partir das 15 horas, são liberados agendamentos para cerca de 70 teleconsultas.
“Normalmente, elas (teleconsultas) acontecem no dia seguinte, de acordo com o agendamento, mas se houver vaga, acontecem no mesmo dia”, disse Cátia Lisboa, secretária de Saúde de Vila Velha.
Desde o lançamento, em 17 de outubro, o serviço já contabilizou mais de mil agendamentos.
A nova ferramenta tornará possível que o paciente envie exames previamente, diretamente pelo sistema, facilitando o acesso dos profissionais a informações clínicas essenciais antes da consulta.
“As consultas on-line são realizadas por médicos exclusivos de telemedicina. Por semana, são ofertadas 400 consultas para a população”, destacou Cátia.
Após o atendimento, o médico insere receitas, atestados e demais orientações no sistema, que podem ser baixados pelo paciente.
Além disso, o paciente tem a oportunidade de avaliar o atendimento por meio de uma pesquisa de satisfação enviada via WhatsApp. “Com a receita em mãos, se necessário, os medicamentos podem ser retirados em qualquer unidade de saúde do município”, afirmou a secretária.
Jeferson Nazário, líder de iOS e tecnologia da UpCities, empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema que possibilita as teleconsultas da Secretaria de Saúde de Vila Velha, conta que a telemedicina está em plena expansão, especialmente após a pandemia de covid.
“Isso facilita o acesso das pessoas, principalmente para aquelas que estão em regiões mais afastadas dos centros de atendimento. Diminui o risco de exposição a doenças contagiosas e facilita o gerenciamento de informações da consulta”.
“Foi maravilhoso”
A professora Alzilene Alves e Lima, de 53 anos, aprovou a telemedicina do sistema de saúde pública de Vila Velha. Ela relata que o médico foi super atencioso e incisivo nas perguntas.
“Ele mostrou que sabia de fato sobre o que estava falando e me passou direcionamentos. Foi muito mais preciso nas perguntas do que o médico particular com quem eu me consultei antes dessa consulta”.
Alzilene estava no trabalho e agendou a teleconsulta para o mesmo dia, horas mais tarde. “Para quem trabalha e não tem muito tempo para ir à UBS, foi maravilhoso, eu amei”.
SERVIÇO
Teleconsultas
- O agendamento e a consulta são on-line e gratuitos, realizados com médico clínico geral.
- Para agendar é necessário estar vinculado a uma Unidade de Saúde de Vila Velha e acessar o site (http://consulta.vilavelha.es.gov.br/).
- As vagas para agendamento abrem todos os dias, às 15 horas. São cerca de 70 vagas por dia.
- Após o agendamento, o paciente recebe uma confirmação via WhatsApp um dia antes da consulta.
- É possível, durante o agendamento, o envio de exames previamente, diretamente pelo sistema, para os profissionais de saúde, com as informações clínicas essenciais, antes da consulta.
Atendimento
- Trinta minutos antes do horário agendado, um link para a sala de consulta on-line é liberado, podendo ser acessado por site, WhatsApp e e-mail.
- Para ser atendido, basta o usuário ter conexão com a internet por meio de equipamento eletrônico que consiga acessar o site da prefeitura e que tenha câmera, para que o médico possa ver o paciente.
- Após o atendimento, o médico insere receitas, atestados e demais orientações no sistema, que podem ser baixadas pelo paciente.
- Além disso, o paciente tem a oportunidade de avaliar o atendimento por meio de uma pesquisa de satisfação enviada via WhatsApp.
Vantagens
- Além da facilidade para a realização da consulta, são cerca de 400 atendimento a mais que a Secretaria de Saúde de Vila Velha oferece para a população por semana.
- As teleconsultas facilitam o acesso das pessoas, principalmente as que estão em regiões mais afastadas dos centros de atendimento.
- A teleconsulta também diminui o risco de exposição a doenças contagiosas, o que é outro benefício.
- A grande facilidade em gerenciar as informações da consulta também é um benefício, pois todo o conteúdo do atendimento pode ser registrado e acessado de forma prática e segura.
Fonte: Prefeitura de Vila Velha.
Comentários