Casal escocês escolhe a Catedral de Vitória para casamento
65 convidados de Sophia Varejão e Rowan McDonald vão entrar ao som de gaita de fole
Escute essa reportagem
Um casal escocês escolheu Vitória para firmar a união após 11 anos de namoro. Sophia Varejão, 26, especialista em recursos humanos, e Rowan McDonald, 27, enfermeiro psiquiátrico, vão celebrar o casamento neste sábado (19), na Catedral de Vitória.
A cerimônia irá combinar tradições escocesas, como o noivo estar usando o kilt (um espécie de saia) e os convidados entrarem ao som da gaita de fole, instrumento típico da Escócia. São 65 convidados que atravessaram o oceano para compartilhar o dia do casal. Eles ficam até este domingo (20) no Estado.
A cerimônia irá combinar tradições escocesas, como o noivo estar usando o kilt (um espécie de saia) e os convidados entrarem ao som da gaita de fole, instrumento típico da Escócia. São 65 convidados que atravessaram o oceano para compartilhar o dia do casal. Eles ficam até este domingo (20) no Estado.
A história de amor de Sophia e Rowan segue uma tradição familiar. Os avós maternos estão casados há mais de 60 anos. Os pais da noiva acabaram de completar bodas de prata e o jovem casal está junto há 11 anos.
“Estamos namorando desde os 15 anos de idade. Eu sou a única namorada dele e ele é meu único namorado”, conta Sophia. Ela explica que os dois moravam na mesma cidade quando se apaixonaram.
A faculdade acabou levando Sophia para a Espanha e o relacionamento continuou de forma on-line por mais de cinco anos. “Ele me ajuda emocionalmente e vice-versa. Nós damos muito suporte um para o outro e isso funciona muito bem”, completa.
Eles são descritos pelos familiares como um casal sintonizado e calmo, que raramente discute. “Eles são lindos, se dão muito bem e têm vários amigos na Escócia”, conta a dona de casa Glória Maria Varejão, 81 anos, avó de Sophia, e uma das razões pelas quais o casamento será realizado em Vitória.
Glória tem dificuldade de locomoção por causa de problemas de saúde. “Eu até falei com a minha neta para casar na terra natal dela, porque é tradição a noiva casar onde nasceu”, relata. Mas a neta discordou. “Ela disse: ‘vovó eu quero você no meu casamento’. Eu estou me sentindo muito honrada”.
Os noivos retornam para a Escócia na próxima quarta-feira. Continuarão sua história de amor na cidade de Dumfries, onde tudo começou.
Noiva Sophia Varejão: “Eu sempre sonhei em casar no Brasil”
A Tribuna: Vocês dois moram na Escócia. Por que decidiram realizar o casamento no Brasil?
Sophia Varejão: Eu sempre sonhei em casar no Brasil. Quando fiquei noiva, disse isso para o Rowan. Mas a cultura é tão diferente que ele quis conhecer primeiro para decidir. Eu compreendi, porque era um grande sacrifício, né?
Por que seria um sacrifício?
Tinha a questão financeira e nem todos os nossos amigos iam poder compartilhar esse momento conosco. Isso pesa.
Mas ele gostou?
Eu trouxe meu noivo para o Brasil pela primeira vez em 2022. E, como eu imaginei, ele ficou apaixonado com as pessoas e a cultura.
Teve outro motivo para você querer casar aqui?
Os meus avós. Para mim é muito importante que eu possa celebrar com eles. Principalmente porque o meu relacionamento é uma história de amor muito parecida com a deles. Eles estão juntos há mais de 60 anos e eu estou com o Rowan há 11.
O que vocês estão trazendo do casamento escocês para a cerimônia em Vitória?
Vai ser uma mistura. Trouxemos vários costumes do casamento escocês que, na verdade, é muito diferente do brasileiro. Por exemplo, lá não tem padrinhos, só damas adultas. Mas o Rowan terá padrinhos.
Quais outros costumes vocês estão trazendo?
Meu noivo vai usar o kilt, por exemplo. Meu amigo de infância vai tocar a gaita de fole na entrada dos convidados. Na festa, teremos uma mistura de músicas brasileiras e músicas que estamos mais acostumados na Escócia.
Saiba mais
Noivado foi em 2022
O casal
- Sophia Varejão e Rowan McDonald nasceram na Escócia. Eles se conheceram na cidade de Dumfries.
- A noiva é apaixonada pelo Brasil, país que visita desde a infância. Isso acontece porque sua família é daqui. Os avós ainda moram no Estado. Foi a mãe da noiva, Elise, que há 27 anos se casou com um escocês e mudou de continente.
- Eles estão juntos há 11 anos. A cerimônia de noivado aconteceu no final de 2022. Depois do casamento, vão voltar para Dumfries.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários