Capixaba homenageia cidade natal na Antártida
Caio Cesar Leite Barros colocou uma placa com a bandeira de Alegre e do Estado em estação de pesquisa
Escute essa reportagem
Há um ano morando e trabalhando na Antártida, o médico e capitão de corveta da Marinha do Brasil Caio Cesar Leite Barros, de 41 anos, homenageou sua cidade natal de forma inusitada.
O capixaba, que é natural de Alegre, colocou uma placa com bandeiras do município do Sul do Estado e do Espírito Santo na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), onde atua.
“Momento ímpar, único. Então, essa homenagem vai para todos os capixabas, todos os moradores de Alegre”, disse ele em um vídeo.
O vídeo foi divulgado pela Prefeitura de Alegre na última segunda-feira, e, nas imagens, o médico explicou que a homenagem é uma tradição local da estação.
“Aqui existem algumas tradições. Uma delas é fazer uma homenagem à cidade natal”, complementou o médico.
O município parabenizou orgulhoso a homenagem do alegrense. “Dr. Caio, que atua como médico em expedições na Antártica há um ano, deixou o nome de nossa amada cidade de Alegre gravado em um totem naquele continente gelado. Essa demonstração de amor e respeito pela sua cidade natal merece reconhecimento e aplausos”, publicou a administração no Instagram.
Segundo a Marinha do Brasil, após ter realizado o curso de Medicina na Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Caio Cesar ingressou nas Forças Armadas em 2011, concluindo o curso de Formação de Oficiais no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk.
Atualmente, atua na função de médico do Grupo-Base Austral (2023-2024) e é o responsável pela prática da medicina, promoção e prevenção da saúde dos habitantes da Estação e exerce, adicionalmente, a função de relações-públicas e agente dos correios da EACF.
Durante sua carreira, foi médico da Base de Hidrografia da Marinha em Niterói e da Unidade Integrada de Saúde Mental e Policlínica Naval de São Pedro da Aldeia.
Pesquisas
O Grupo-Base Austral é o responsável por apoiar a realização de pesquisas na região da Baía do Almirantado, além de garantir a operação e a manutenção da Estação Antártica Comandante Ferraz.
A escolha do nome faz referências ao oceano Austral e à aurora austral.
A estação é uma base antártica pertencente ao Brasil localizada na ilha do rei George, a 130 quilômetros da Península Antártica.
SAIBA MAIS
Caio Cesar Leite Barros atua na Estação Antártica Comandante Ferraz e costuma enfrentar 60ºC negativos no inverno.
Comentários