X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Campeão em manobras de ginástica

Igor Vidal, 19 anos, praticante de calistenia, conquistou o 1º lugar na categoria intermediário em maior evento da América Latina


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Campeão em manobras de ginástica
o atleta e universitário Igor Vidal pratica calistenia, esporte que usa o peso do próprio corpo para fazer diversos movimentos como acrobacias |  Foto: Acervo pessoal

Após superar doenças respiratórias da infância e ter quebrado a coluna na adolescência, um atleta capixaba é o melhor na calistenia e conquistou ouro no maior evento do esporte na América Latina.

Igor Vidal, aos 19 anos, universitário, nascido em Guarapari, conquistou o primeiro lugar na categoria intermediário na modalidade freestyle, representando o Espírito Santo. O evento aconteceu no último final de semana (09 e 10) no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, Minas Gerais, e contou com 7.288 atletas de várias modalidades.

Leia mais sobre Cidades

O esporte, que é a prática de exercícios com o peso do próprio corpo, tem diferentes modalidades e, na que o Igor competiu, os atletas fazem acrobacias. Contam pontos os giros e a parte estática.

“Treino há três anos no esporte, que ainda é pouco conhecido, mas já conta com dezenas de atletas praticando no Estado. Estou entre os 50 na Grande Vitória e levar o melhor na minha categoria foi uma grande felicidade”, disse.

O universitário cursa o 4° período de Educação Física e decidiu ser um profissional da área ao conhecer o esporte. Os treinos são diários e alternados com atividades que movimentam diversos músculos para garantir força e agilidade.

“Eu conhecia o esporte e comecei a praticar com um professor em Guarapari. São treinos diários e divido isso com a musculação, que me dá mais força e agilidade quando vou para a barra”.

Ao faturar o ouro na competição, o atleta espera difundir o esporte e ganhar cada vez mais adeptos. “Quero me especializar ainda mais na área. Já fiz dois módulos de curso ginástico da CWB, que são movimentos que ajudam no treino do esporte”, completa.

Em Vitória, os atletas que praticam o esporte ganharam a parceria da prefeitura municipal e instalaram uma barra, que é específica para a prática de Street Workout, e deve ter de 2 a 3 metros de largura, por 2 de altura, no Tancredão.

Agora Igor se prepara para o Campeonato Estadual, que acontece em outubro em Vitória.


Saiba mais

A calistenia
Calistenia é a prática de exercícios com o peso corporal, não utilizando equipamentos, como halteres ou máquinas.

O esporte surgiu na antiguidade, com os gregos praticando flexões, agachamentos e outros exercícios com o intuito militar, preparando os soldados para a guerra.

São vários benefícios na prática da calistenia como resistência, força, hipertrofia, velocidade, potência, resistência de força, entre outros.

Modalidades
Dentro do esporte, há várias modalidades em que podem ser usadas barras, paralelas, argolas e o próprio solo.

O alto rendimento da calistenia se chama Street Workout, mas há a categoria freestyle, que é a mais popular, em que os atletas fazem movimentos similares aos da ginástica artística.

O esporte vem ganhando novos adeptos e praticantes no mundo todo.
o brasileiro Thiago Tavares de Sá, de São Paulo ficou em segundo lugar no campeonato mundial realizado em Madrid, na Espanha, em junho deste ano.

O capixaba Igor Vidal está entre os 50 praticantes na Grande Vitória.

Fonte: Pesquisa AT.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: