Após 11 anos, Guarapari volta a ter “parada gay”
Manifesto LGBT+ será realizado no dia 04 de agosto, na orla do canal, no Centro, com direito a protesto e atrações musicais
Escute essa reportagem
Depois de 11 anos sem ser realizado nas ruas da cidade, o Manifesto LGBT+ de Guarapari ganhou data e local: dia 04 de agosto, na orla do canal, no Centro, a partir das 13 horas.
Os manifestos LGBT+ são uma maneira de expor para a sociedade as reivindicações da comunidade, através de apresentações culturais e discursos. A volta do evento à via pública é uma vitória da Associação Diversidade, Resistência e Cultura (ADRC), responsável pela organização.
Formada por um grupo de jovens da comunidade, a ADRC enfrentou alguns percalços nas últimas edições até que o poder público cedesse apoio, o que aconteceu este ano.
“Desde o início do planejamento, que se iniciou em dezembro de 2023, intensificamos o diálogo com as autoridades locais e buscamos estabelecer parcerias estratégicas que assegurassem o apoio necessário. Trabalhamos arduamente para cumprir todas as exigências burocráticas em tempo hábil”, afirma Leonardo Brandão, presidente da ADRC.
Ele adianta que o evento começará ao lado do Supermercado Perim, onde haverá uma grande festa. “Estamos em articulação com a Secretaria de Postura e Trânsito para que toda a via, a partir do Mercado do Agricultor Rural, no Centro, seja fechada até as 23h”.
Eles também solicitaram a presença da fiscalização para melhor ajudar com distanciamento das barracas e carrinhos, e outras questões com os ambulantes, que deverão estar licenciados.
Adaptações
O tema do manifesto deste ano segue o mesmo da Parada do Orgulho de São Paulo, realizada no mês passado, mas com adaptações para as demandas locais.
“A maior novidade deste ano é colocar o manifesto na rua, no centro da cidade. Isso torna ainda mais acessível para a comunidade. Unificamos o tema com a Parada do Orgulho de São Paulo e trouxemos para a nossa realidade: ‘Basta de negligência e retrocesso no Legislativo! Por políticas públicas além das praias’”, destaca Lucas da Costa, diretor de comunicação da ADRC.
Os realizadores prometem uma grande festa que, além de ocupar as ruas com pedidos de igualdade e respeito à diversidade, vai contar com atrações musicais, como um DJ vindo do Rio de Janeiro.
“Venham coloridos, com camisa do Brasil, venham montadas, venham, estamos preparando o melhor para vocês. Além de atrações da cidade e do Estado, um ambiente lindo está sendo construído com o apoio da prefeitura”, convida.
Políticas públicas
Na temática do manifesto está uma pauta importante para a comunidade: a criação de políticas públicas para juventude e população LGBT+.
Para Leonardo Brandão, presidente da Associação Diversidade, Resistência e Cultura (ADRC), a representatividade na política local ainda não é a ideal, mas já demonstra sinais de mudança.
“A inserção da pauta LGBT+ na política local tem sido devagar, mas há sinais positivos de progresso”, explicou Leonardo.
Comentários