X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Antiga estação de trem vai virar centro cultural em Vila Velha

Obras de restauração vão transformar o patrimônio, que terá centro pedagógico. Entrega é prevista para dezembro deste ano


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Antiga estação de trem vai virar centro cultural em Vila Velha
Secretária Menara Cavalcante diz que, após o restauro, haverá até valorização imobiliária no entorno da estação |  Foto: Gustavo Forattini/AT

Com previsão de entrega para dezembro deste ano, a restauração da antiga Estação Ferroviária de Vitória, conhecida como Estação Leopoldina, no bairro Argolas, em Vila Velha, está a todo vapor.

A reforma irá valorizar os moldes e as características arquitetônicas originais do patrimônio e transformar o espaço em um centro cultural e pedagógico.

No local, está prevista a criação de ambientes como ampla sala de robótica, sala de informática, biblioteca, auditório, espaços de dança e de música e de recreação, além de sanitários e de lanchonete. As instalações serão voltadas a atividades extracurriculares da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Ana Bernardes Rocha.

Já o segundo piso do prédio será reformado para se transformar em uma área cultural para receber exposições e um espaço com a história ferroviária da cidade canela-verde, aponta a Prefeitura de Vila Velha.

A secretária de Obras e Projetos Estruturantes de Vila Velha, Menara Cavalcante, aponta benefícios da restauração do prédio.

“O resgate da memória e da história desse patrimônio será a maior entrega à população. A Estação Leopoldina estava abandonada, ela era o principal elo de ligação do Espírito Santo. Após o restauro, haverá até valorização imobiliária”, avalia.

Com a obra, que foi iniciada em 2020, foi possível, por exemplo, restaurar uma cerâmica original do prédio. A secretária contou, ainda, que a obra é acompanhada por um arqueólogo para garantir a proteção do patrimônio.

A obra de restauro e reforma está orçada em cerca de R$ 6 milhões e atende a parâmetros técnicos para preservação do patrimônio. As intervenções abrangem critérios do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

História

A antiga Estação Ferroviária de Vitória foi a primeira construída pela Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo (EFSES), em 1895. Por volta de 1937, a reconstrução da estação foi iniciada, mantendo até hoje o estilo arquitetônico europeu Art Déco. Possui dois relógios mecânicos, datados de 1937, que também serão restaurados.

A Estação Leopoldina é testemunho da inserção do Estado em um dos grandes ciclos econômicos da História do Brasil, o cafeeiro.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: