A Tribuna publica suplemento e dicas de Redação para o Enem
Professora diz que tentar adivinhar o tema da prova não é a melhor estratégia. O ideal é desenvolver eixos temáticos
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A prova de Redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das mais esperadas pelos estudantes. Mais importante do que tentar “adivinhar” o tema, os candidatos precisam conhecer o tipo textual cobrado. Com boas orientações, é possível dominar as competências textuais e conquistar uma nota acima de 800.
Com o intuito de apoiar os estudantes que farão o Enem 2024, o jornal A Tribuna irá publicar todas as terças e quintas-feiras, até o dia 24 deste mês, suplementos com questões corrigidas e dicas de estudo para o exame.
Juntamente aos fascículos, serão publicados no canal Tribuna Online no YouTube e nos principais tocadores de podcasts entrevistas com professores que irão apontar como se preparar na reta final para o Enem.
Hoje é o dia de Redação! Isa Colmanetti, professora de Redação da Escola Madan, aconselha o que os alunos podem fazer para se preparar na reta final até o dia do exame.
A professora aponta que tentar adivinhar o tema da redação não é a melhor estratégia de preparação da reta final.
“Não costumamos trabalhar em tentar ‘adivinhar’ o que vai cair, mas, sim, em desenvolver eixos temáticos, como educação e tecnologias, saúde, meio ambiente e outros. Assim, em vez do aluno se preocupar com o recorte temático, ele estuda um nicho maior e tem a possibilidade de mobilizar argumentos para o que vier”, destaca.
Ela explica como fazer uma leitura atenta do tema proposto para se preparar para a escrita.
“Toda proposta de redação requer uma estratégia de leitura. Só ler a coletânea, entender o tema e escrever é pouco eficiente. No momento da leitura da coletânea, problematize o tema, interaja com o texto, se questione sobre o que está lendo. Assim, junto ao estudo prévio dos eixos temáticos, fica mais fácil desenvolver o tema”.
Isa Colmanetti recomenda ainda que o aluno construa um projeto de texto antes de escrevê-lo no rascunho.
“O projeto é uma organização prévia à construção direta da argumentação e da dissertação. Nele, o candidato deve pensar na argumentação, no que sabe falar sobre o tema e no que é relevante falar. Após, ele organiza no rascunho e vê se realmente tem uma argumentação de causa e consequência”.
SAIBA MAIS
Fascículos
Todas as terças e quintas-feiras, até 24 deste mês, o jornal A Tribuna publica fascículos com conteúdos para estudo para o Enem 2024. São nove fascículos divididos entre Linguagens, códigos e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Redação.
Podcasts
Junto aos fascículos, serão publicados também no canal Tribuna Online no YouTube e nos principais tocadores de podcasts uma série de entrevistas com professores da Escola Madan.
Cronograma
Hoje: Fascículo 5 - Linguagens, códigos e suas tecnologias. Podcast com a professora de Redação Isa Colmanetti.
Domingo: Entrevista especial com Vitor de Angelo, secretário de Estado da Educação.
Dia 15/10: Fascículo 6 - Ciências Humanas e suas tecnologias. Podcast com a professora de História Alba Silva.
Dia 17/10: Fascículo 7 - Matemática e suas tecnologias. Podcast com o professor de Física Thiago Vieira.
Dia 20/10: Entrevista especial com Giulianno Bresciani, diretor de Marketing da Multivix.
Dia 22/10: Fascículo 8 - Ciências da Natureza e suas tecnologias. Podcast com o professor de Química Leonardo Pimentel.
Dia 24/10: Fascículo 9 - Revisão. Podcast com o professor de Sociologia e Filosofia Bravin.
Dia 29/10: Podcast com a professora de Inglês Cristina Bravim.
Fonte: Rede Tribuna.
ALGUMAS DÚVIDAS DOS ALUNOS
Pode explicar a estrutura do texto dissertativo-argumentativo?
O texto dissertativo-argumentativo tem, por padrão, três partes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Na introdução, temos de fazer a contextualização do assunto proposto, trazer uma tese, ou seja, uma oração sintetiza os posicionamentos que vamos defender na etapa seguinte.
No desenvolvimento, devemos defender a tese com argumentos. A conclusão é responsável por retomar as ideias principais e eventualmente trazer alguma ideia a mais. Falando-se em redação do Enem, é obrigatório demonstrar repertório sociocultural, que são conhecimentos externos à coletânea de textos.
Além disso, na conclusão, o candidato precisa apresentar uma proposta de intervenção, ou seja, trazer soluções para os problemas que foram discutidos ao longo do texto. Na proposta, o candidato deve propor uma ação, dizer quem faz e o modo como será feita.
Quais estratégias de argumentação podem ajudar na construção do texto?
A construção da argumentação começa na leitura da coletânea. Quando eu começo a me questionar sobre o que estou lendo e relacionar com o meu conhecimento de mundo, já pratico a primeira estratégia. É preciso combinar essa leitura com o conhecimento prévio sobre o tema. As estratégias dependem do tema e do viés proposto pela prova.
Quais são as competências avaliadas na Redação?
Ao todo, são cinco competências. Cada uma possui valor de 200 pontos, ou seja, a prova vale mil pontos. Nenhuma é mais importante do que a outra. A competência 1 se refere ao domínio da norma padrão da Língua Portuguesa. Ela avalia desvios da linguagem, seja acentuação, vírgula, pontuação, grafia e estrutura sintática, por exemplo.
A competência 2 diz respeito ao tema. Ela avalia se o aluno consegue verificar os elementos principais do tema e se o conecta com um repertório sociocultural pertinente, por exemplo.
A competência 3 trata da organização do texto. Então, ela avalia a argumentação, a relação entre as informações abordadas, a coerência e a lógica do texto. A competência 4 trata dos mecanismos linguísticos para a construção da argumentação, ou seja, o uso de conectivos, de expressões da língua, a progressão textual, entre outras.
A competência 5 avalia se o aluno foi capaz de mobilizar todos os elementos da proposta de intervenção, que são: ação, agente, modo-meio, detalhamento e efeito.
Quais competências são deixadas de lado?
Vinícius Marques Falçoni, de 20 anos
Não sei se podemos falar em competências deixadas de lado. Acredito, na verdade, que os estudantes têm maior dificuldade com a competência 1, que se refere à estrutura sintática e a desvios de acentuação, vírgula e outros. Além disso, a competência 3, que se refere à organização do texto e à argumentação. Isso acontece porque os alunos não estão acostumados a fazer uma revisão mais apropriada do texto. Atente-se à revisão lexical e às estruturas semântica e sintática.
Há alguma novidade no edital deste ano?
Yuri Pereira, de 18 anos
Não temos notícia confirmada de uma mudança específica nos critérios de avaliação. Contudo, uma tendência do exame é fortalecer o olhar para as relações que os candidatos constroem dentro do texto dissertativo, ou seja, a relação do repertório com a argumentação proposta.
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