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Cidades

Cooperativas mimam clientes para ter melhores resultados

Sala de reuniões e comemorações são estratégias do Sicoob e do Hospital Unimed Sul Capixaba para fidelizar e atrair novos usuários


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Administradora Fabiana Fabris em reunião com os engenheiros Fábio Torres e Célio Canni (camisa azul) na agência Café Hall Sicoob Fecomércio |  Foto: Fábio Nunes/AT

Vai um cafezinho aí? Ou, quem sabe, poder comemorar o aniversário de casamento, com vista para o Frade e a Freira, um monumento natural do Espírito Santo, mas sem sair do hospital, se é preciso cuidar da saúde, durante uma internação? Cooperativas do Espírito Santo estão oferecendo mimos, ou seja, serviços diferenciados, para fidelizar seus clientes, atrair novos, e ter melhores resultados para seus cooperados.

A administradora Fabiana Fabris, 46 anos, é associada da agência Café Hall Sicoob Fecomércio. Na tarde desta quinta-feira (10), ele precisou fazer uma reunião com os engenheiros civis Fábio Torres, 35 anos, e Célio Canni, 48 anos. Ela não pensou duas vezes e utilizou o coworking, no espaço onde está localizada a agência.

A administradora Fabiana Fabris, 46 anos, é associada da agência Café Hall Sicoob Fecomércio. Na tarde desta quinta-feira (10), ele precisou fazer uma reunião com os engenheiros civis Fábio Torres, 35 anos, e Célio Canni, 48 anos. Ela não pensou duas vezes e utilizou o coworking, no espaço onde está localizada a agência.

“Eu era correntista de outro banco há 20 anos e mudei para o Sicoob. Estou amando! É uma agência muito diferenciada, um ambiente muito agradável. Se eu preciso fazer uma reunião, marco no espaço da agência. Além do atendimento, pois a agilidade conta muito, o que mais chama a atenção é a praticidade” Fabiana Fabris, associada da agência Café Hall Sicoob Fecomércio

Fabiana afirma ainda que falar diretamente com seu gerente, mesmo em tempos de tecnologia, é um fator que torna o dia a dia mais fácil. “É uma proximidade, uma facilidade. Significa você pertencer e ser ouvido”, explica.

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Administradora Fabiana Fabris toma um café na agência Café Hall Sicoob Fecomércio |  Foto: Fábio Nunes/AT

Mas não é somente para os clientes que o auditório para 50 pessoas, o coworking, restaurante e café estão disponíveis. O diretor-executivo do Sicoob Sul-Serrano do Espírito Santo, Giovane Bissoli, lembra que não associados também podem utilizar os espaços, mediante agendamento. As reservas são gratuitas e podem ser feitas diretamente no site https://www.cafehallsicoob.com.br

“Sendo bem atendido, o associado se sente valorizado e permanece com a gente. E é uma forma de atração de novos clientes. Claro que os usuários não serão abordados o tempo todo para se associarem. Nós investimos em treinamento dos nossos profissionais. A cooperativa é formada de pessoas e junto das pessoas vêm os negócios, automaticamente”, destaca Giovane Bissoli.

O diretor-executivo destaca que, nas agências da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES) é possível participar de um almoço de negócios no restaurante, fazer uma reunião em espaço mais reservado de uma sala, utilizar o coworking, ou “tomar um café com bolo”. Além delas, há as agências no Boulevard Shopping, em Vila Velha, e em Campinho, Domingos Martins, que seguem o mesmo modelo.

“A gente gosta de receber bem associados e visitantes, para que voltem sempre, É um espaço voltado para as relações interpessoais. O Sicoob nasceu no interior e esse modelo de agência tem esse olhar, tem aquele aconchego do ‘olho no olho’”, afirma.

Quando o assunto é a saúde, a Unimed Sul Capixaba também tem trabalhado o conceito de relacionamento com pacientes, familiares e acompanhantes, o que tem gerado bons resultados. É o que afirma o gerente de hospitalidade do Hospital Unimed Sul Capixaba, Everton Resende de Oliveira.

“Em uma ocasião, um paciente ficou internado e precisou cancelar uma viagem de comemoração do aniversário de casamento. Nossa equipe, coletando informações de uma forma não invasiva, descobriu e organizou um jantar para ele e para esposa no solarium do hospital. Eles ficaram extremamente felizes”, disse Everton.

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Vista do solarium do Hospital Unimed Sul Capixaba para o monumento natural o Frade e a Freira |  Foto: Divulgação/Raquel de Pinho

Entre as ações, ele também destaca a comemoração de aniversário de acompanhantes, atendimento de desejos de pacientes, como fazer uma pizza ou hambúrguer com batata frita, na cozinha do hospital, se a dieta permite, visita pet, um paciente que foi crismado na unidade hospitalar, crianças que são levadas em carrinhos automatizados, e não na cadeira de rodas, para fazer cirurgia e pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que podem entrar no centro cirúrgico e permanecer até o momento da anestesia.

Há ainda um grupo de voluntários que fazem a capelania, serviços de atividades religiosas, do hospital, que é ecumênica.

Assista uma apresentação de religiosos voluntários no Hospital Unimed Sul Capixaba (crédito: Divulgação)


As melhorias também estão no campo tecnológico, segundo Everton. “Nossa equipe desenvolveu a Isa Concierge, a assistente virtual da Unimed Sul Capixaba. Por meio dela, o paciente e seu acompanhante ficam conectados com a nossa equipe, pelo celular ou tablet. Podem fazer chamadas rápidas, para solicitar uma limpeza, por exemplo. Ou podem escolher o cardápio do dia, acompanhar exames. E o acompanhante pode verificar o status de uma cirurgia, sem ficar na porta do centro cirúrgico. Vai saber se começou, se acabou”, observa.

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Opinião |  Foto: Divulgação

Outra inovação é o autoatendimento na recepção do Pronto-Socorro. “Há um totem onde o paciente que chega ao pronto-socorro e faz o autoatendimento. Passando seu cartão, ele recebe uma senha, gera seu atendimento de cadastro e a consulta. Zerou a fila para cadastro na recepção”, conta.

Segundo Everton, todas as estratégias melhoram a experiência do cliente e os resultados. “Vai gerando mais trabalho, capta mais clientes, que ficam mais satisfeitos e geram mais resultados positivos para os cooperados”, diz Everton Resende.

COOPERATIVAS

O Sicoob e Unimed Capixaba Sul celebram 35 anos de fundação este ano.

O Sicoob está presente em 72 dos 78 municípios capixabas e a previsão é que até 2026 chegue a todo o Estado. No ano passado, foi reconhecido como o Maior Grupo Empresarial do Estado, segundo o Anuário IEL 200 Maiores e Melhores Empresas no Espírito Santo e alcançou um marco histórico ao registrar um resultado recorde de mais de R$ 1 bilhão em suas operações.

O Sicoob devolveu quase R$ 600 milhões aos associados, considerando os juros ao capital e o rateio das sobras.

O sistema regional tem 196 pontos de atendimento, mais de 830 mil associados e atua também no Rio de Janeiro, Bahia e São José dos Campos (SP), por meio de seis cooperativas singulares: Sul-Litorâneo, Sul, Coopermais, Sul-Serrano, Credirochas e Conexão.

O Sicoob ES integra um sistema nacional que conta com mais de 8,3 milhões de associados, estando presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. O sistema ocupa a liderança entre as instituições financeiras com o maior número de agências no Brasil, superando 4,6 mil pontos de atendimento e comemorando ser a única instituição financeira presente em mais de 400 municípios.

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Fachada do Hospital Unimed Sul Capixaba |  Foto: Divulgação/Raquel de Pinho

A Unimed Sul Capixaba tem 448 cooperados, 1.050 colaboradores e quase 100 mil clientes em 30 municípios da sua área de abrangência. Conta em Cachoeiro com Hospital, Hospital Materno-Infantil, Pronto-Atendimento, Unimed Diagnóstico, Centro de Especialidades, Laboratório, Unimed Oncologia, Unimed Coração, Integrar - Unidade de Terapias Especiais, Viver Bem; e unidades de atendimento em Castelo, Iconha e Litoral-Sul (em Marataízes). 

Esse ano também inaugurou uma nova sede do Saúde Ocupacional Unimed (SOU) que oferece atendimento para empresas cuidarem da saúde dos funcionários.

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