20 mil vagas para fazer curso pela internet. Veja como se inscrever
Inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o próximo dia 11, no site do Qualificar ES. As oportunidades são para 10 áreas
Escute essa reportagem
Vinte mil vagas em cursos de graça e pela internet estão sendo oferecidas, de forma gratuita, pelo governo do Estado, por meio do Programa Qualificar ES. Ao todo, são 10 opções de cursos, todos com duas mil vagas.
Entre os cursos oferecidos estão Auxiliar Administrativo, Educação Especial e Inclusiva, Inglês Intermediário e Segurança do Trabalho. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 11, no site oficial do programa Qualificar ES.
No ato do cadastro/inscrição, o candidato deverá informar o e-mail pessoal e CPF. Ele poderá realizar até duas inscrições em dois cursos distintos.
Os cursos são oportunidades para quem deseja fortalecer o currículo, aumentar as chances de conseguir um emprego formal ou trabalhar de forma autônoma.
Segundo o secretário da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, eles possuem alta demanda nas empresas e boa empregabilidade.
“São 10 cursos, com 2 mil vagas cada um. A oferta é sempre pensada para oferecer cursos que possuem alta demanda de mercado e também voltados para quem deseja empreender. A relação dos candidatos selecionados e suplentes dos cursos será divulgada no site do programa, no dia 17 de outubro. O término do curso está previsto para o dia 20 de dezembro”, explicou o secretário.
A assistente administrativo Rainara Miranda Ferreira, de 24 anos, fez o curso on-line em sua área de atuação por meio do Qualificar ES. Agora, ela está fazendo o curso de Secretária Escolar.
“O curso de Auxiliar Administrativo me ajudou no meu emprego atual. Não pretendo mudar de profissão com minha nova formação, mas estou fazendo outro curso para que as portas possam se abrir e, dessa forma, ampliar o leque de possibilidades”, afirmou.
Linha de crédito
Ao final do curso, quando formados, os alunos do programa Qualificar ES que desejam empreender podem contar com uma linha de crédito do Programa Nossocrédito.
“Com o certificado em mãos, quem tem uma ideia e quer empreender, pode ter acesso ao 'Nossocrédito Qualificar', de até R$ 10 mil por pessoa, para pagar em três anos, com seis meses de carência. A taxa de juros é de 1,99% ao mês e não precisa de avalista”, frisou o secretário.
SAIBA MAIS
Cursos
> Auxiliar Administrativo: 2 mil vagas
> Auxiliar De Creche: 2 mil vagas
> Educação Especial e Inclusiva: 2 mil vagas
> Informática Básica: 2 mil vagas
> Inglês Básico: 2 mil vagas
> Inglês Intermediário: 2 mil vagas
> Panificação: 2 mil vagas
> Secretaria Escolar: 2 mil vagas
> Segurança do Trabalho: 2 mil vagas
> Word E Excel: 2 mil vagas
> Total: 20 mil vagas
> Todos os cursos são on-line e possuem duração de 120 horas, divididas em 32 aulas.
Quem pode concorrer
> São pré-requisitos ter idade mínima de 16 anos, completos na data do início do curso, ter acesso à internet e ter noções básicas de informática e de navegação na internet.
Inscrições
> Devem ser feitas em https://qualificar.es.gov.br/ até às 23h59min do dia 11 de outubro.
> O candidato deverá acessar o site, preencher corretamente o formulário de cadastro e, em seguida, realizar a inscrição on-line.
> No ato do cadastro/inscrição, o candidato deverá informar o e-mail pessoal, pois a efetivação da inscrição será vinculada ao e-mail informado, não podendo ser alterado ou reutilizado por terceiros. Apenas poderá haver um cadastro por CPF em um único e-mail.
> O candidato poderá realizar até duas inscrições em dois cursos distintos.
Nossocrédito Qualificar
> Ao final do curso, quando formados, os alunos do programa Qualificar ES que desejam empreender podem contar com uma linha de crédito do Programa Nossocrédito, que visa a oportunizar, por meio do financiamento, trabalho e renda para aqueles que desejam abrir seu próprio negócio.
> Com o certificado em mãos, o formado poderá acessar uma linha de crédito chamada “Nossocrédito Qualificar”, de até R$ 10 mil por pessoa, para quem quer empreender.
> O crédito poderá ser quitado em até três anos, com seis meses de carência, e taxa de juros de 1,99% ao mês. O próprio Estado será o avalista da operação.
Fonte: Governo do Estado.
Comentários