1.840 vagas em 12 cursos para aprender profissão
As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de março. São cursos gratuitos de logística, segurança do trabalho, mecânica, entre outros
Escute essa reportagem
Estudantes da rede pública estadual da 1ª e da 2ª série do ensino médio regular ou da 1ª e 2ª etapa da Educação de Jovens e Adultos do ensino Médio (EJA/EM) podem concorrer a uma das 1.840 vagas em 12 cursos de educação profissional técnica de nível médio oferecidos pela Secretaria da Educação (Sedu) em parceria com o Sistema S (Senai, Senac e Sest/Senat).
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 1º de março. São cursos gratuitos de logística, segurança do trabalho, desenvolvimento de sistemas, eletrotécnica, guia de turismo, mecânica, administração, eventos, recursos humanos, sistemas de energia renovável, design de interiores e informática para internet.
As oportunidades estão disponíveis nas cidades de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante e Vitória.
A gerente do ensino médio da Sedu, Endy de Albuquerque, explica que a decisão de quais cursos seriam oferecidos e para quais localidades foi baseada em um estudo.
“Nós fizemos uma análise de quais eram as demandas das empresas, os locais com possíveis vagas de trabalho e interesse dos estudantes. O aluno já vai sair do ensino médio podendo exercer a profissão com dois diplomas, do regular e do técnico”.
Para a gerente, a oferta é muito importante. “Muitos estudantes terminam o ensino regular e ficam em dúvida do que fazer, muitas vezes sem uma qualificação para exercer uma profissão. Com o curso técnico junto, eles já terminam de forma qualificada”.
Endy ressalta que a ideia é aumentar ainda mais as chances para que os alunos possam se manter na escola e no curso por meio de uma ajuda de custo.
“Já está quase certo que vamos conseguir algumas bolsas para ajuda de custo dos alunos que estudam em um horário e fazem o técnico no contraturno. A intenção é que sejam contemplados ainda nesse edital”, explicou.
Os estudantes Felipe de Oliveira dos Santos, 17 anos, Ana Vitória Vicente Pelissai, 17, e Luísa Bullé de Assis Martins Couto, 17, por exemplo, já estão de olho no futuro e fazem curso técnico no Senai.
Saiba mais
Educação Profissional Técnica de Nível Médio
São 1.840 vagas em 12 cursos profissionalizantes.
Podem se inscrever estudantes de todo o Estado.
Os estudantes devem estar matriculados na 1ª e na 2ª série do ensino médio regular, ou na 1ª e na 2ª etapa da Educação de Jovens e Adultos Ensino Médio ( EJA/EM), no ano letivo de 2024, em instituições da rede escolar pública estadual do Espírito Santo.
Cursos
Logística, Segurança do trabalho, Desenvolvimento de sistemas, Eletrotécnica, Guia de turismo, Mecânica, Administração, Eventos, Recursos humanos, Sistemas de energia renovável, Design de interiores e Informática para internet.
Municípios
Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante e Vitória.
Edital
A relação de cursos por cidade pode ser encontrada no edital de lançamento, disponível no site www.selecaoaluno.es.gov.br.
Inscrições
Devem ser Realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.selecaoaluno.es.gov.br;
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o próximo dia 1º de março.
Para se inscrever, o candidato deverá fornecer todos os dados solicitados na ficha de inscrição.
Os alunos deverão optar por apenas uma unidade de oferta do curso.
Resultado
A relação dos candidatos classificados será divulgada no dia 4 março e disponibilizada no site https://sedu.es.gov.br/, assim como na página www.selecaoaluno.es.gov.br, a partir das 12 horas.
A classificação do candidato vai considerar como pontuação o fato do aluno ter cursado o ensino fundamental em escola pública, possuir cadastro no Cadastro Único para Programas Sociais (CaDúnico) e morar em região atendida pelo Programa Estado Presente.
Convocação
Os candidatos selecionados serão chamados pela ordem classificatória, conforme a organização das turmas pela unidade escolar escolhida.
Matrícula
A matrícula dos selecionados será realizada no período de 5/03/2024 a 8/03/2024, na secretaria da unidade escolar do Sistema S que ofertará o curso, conforme indicado pelo candidato no ato da inscrição, no horário das 8h às 17 horas.
Suplentes
Encerrado o período de matrículas e havendo vagas a serem preenchidas, iniciará a partir do dia 12 de março o período de matrícula dos suplentes na secretaria da escola que ofertará o curso pretendido, no horário das 8h às 17 horas.
Início das aulas
O calendário escolar prevê o início das aulas no dia 11 de março.
O estudante matriculado só terá direito ao diploma do curso técnico com a devida comprovação da conclusão do ensino médio.
Fonte: Secretaria de Estado da Educação (Sedu).
Comentários