150 anos da imigração italiana é homenageada com monumento de Vânia Cáus
Vania adianta que o Monumento terá 12 metros quadrados de extensão e três de altura
Escute essa reportagem
A artista linharense Vania Cáus já está finalizando a criação do Monumento que marcará os 150 anos da imigração italiana no Brasil e seu grande legado cultural e ambiental, celebrados neste ano de 2024.
A concepção da obra está pronta e a construção em curso, já na bancada. Vania adianta que o Monumento terá 12 metros quadrados de extensão e três de altura, a forma física de uma curva, e será trabalhado em mosaico.
Cada lado da obra terá seis metros quadrados e, em um deles, será repetida a arte do selo comemorativo, com o navio La Sofia, que em 1874 aportou no ES, com os primeiros 388 italianos que começaram a construir essa história. Do outro lado, reinará o Colibri, símbolo do Patrimônio Natural de Santa Teresa.
Vania Cáus seguirá a linguagem milenar do mosaico, com materiais que vão do vidro cristal ao murano, em diálogo com a Itália, sem deixar de conversar também com o contemporâneo: um QR Code, com áudio e vídeo descritivo, ajudará o acesso das pessoas com deficiências à beleza e ao sentido da homenagem.
Reconhecida oficialmente como o município pioneiro da imigração italiana no País, pela Lei Federal 13. 617/2018, Santa Teresa teve este ano o lançamento do Selo Comemorativo da data, cunhado pela Casa da Moeda do Brasil, a pedido da prefeitura do município.
Além dessa obra, a artista é autora do Monumento do Ofício das Paneleiras, em Vitória, do painel que homenageia os 120 anos do poeta Carlos Drummond de Andrade, em Itabira, MG, todos em 2022, e de intervenções em vários estados.
Artista multidisciplinar, ativista Cultural e professora, Vânia Cáus tem extensa bagagem cultural, tendo integrado festivais, oficinas, residências artísticas e exposições dentro e fora do país.
Comentários