Passeio pela região das montanhas de Guarapari
Com atrativos naturais e boa gastronomia, a Rota da Ferradura tem se destacado entre os destinos turísticos do Espírito Santo
Escute essa reportagem
As belas praias não são os únicos atrativos que fazem de Guarapari uma cidade cobiçada pelos turistas. O município, que é um dos principais destinos de capixabas e visitantes de outros estados no verão, também está “bombando” no inverno, mas na região das montanhas. Em menos de meia hora, é possível ir da praia à cachoeira.
A Rota da Ferradura abrange as localidades de Buenos Aires, Boa Esperança, Arraial de Jaboti e Jaboti, na área rural de Guarapari. Tem esse nome porque, olhando o mapa da região, esse roteiro turístico lembra a imagem de uma ferradura.
Atrativos naturais, hospedagens, bares, restaurantes, cervejarias e cafeterias estão nessa região, que vem atraindo muitos visitantes e só tem a crescer nos próximos anos.
A cachoeira de Buenos Aires, também conhecida como cachoeira do Barbudo, é um dos pontos que atraem visitantes. Ela fica dentro de uma propriedade particular, mas o acesso é liberado, diariamente, das 8h às 18 horas. Basta pagar uma taxa de visitação no valor de R$ 5.
Os empreendimentos da Rota da Ferradura são fundamentais para promover a conexão dos visitantes com a região. Passear por lá é circular por esses lugares, enquanto curte uma “vibe” tranquila, em contato com a natureza.
Um dos restaurantes que fazem sucesso na região é o Cantinho da Tilápia, em Boa Esperança. A proprietária do local, Marina Pereira Duarte Belém, contou que, por semana, são preparados 200 quilos do peixe que é a especialidade da casa.
“Por domingo, passam por aqui 500 pessoas. Esse número aumenta no verão, quando fazemos 1.200 quilos de tilápia por mês, para dar conta de tanto movimento”, disse.
Na Vila Anunciatta, em Buenos Aires, os cenários superinstagramáveis encantam os turistas, que podem ir ao local almoçar e tomar café da manhã ou da tarde.
A assistente de gestão de pessoas Thatiana Alvarenga, moradora de Vitória, escolheu o lugar para comemorar o aniversário em família. “Não conhecia a Rota e gostamos muito”, comentou.
Roteiro de fé
Na Rota da Ferradura, duas igrejinhas charmosas não passam despercebidas. São elas a Igreja de Santo Antônio, em Buenos Aires, e a Igreja de São Bento, em Boa Esperança. No dia a dia, entretanto, elas só podem ser vistas por fora, porque não ficam abertas permanentemente para visitação. Só abrem durante as atividades semanais. Aos domingos, por exemplo, tem celebração em ambas ao meio-dia.
Tour por cervejarias artesanais
Os apreciadores de cerveja podem ir à Rota da Ferradura fazer um tour pelas cervejarias artesanais. A Buena Vista, em Buenos Aires, é uma delas. O ambiente é agradável, em contato com a natureza, e muito bonito, ideal para curtir sozinho, em casal ou em família. Tem brinquedos para as crianças, lago com peixinhos, paisagens que rendem belas fotos, e a casa aceita a presença de animais de estimação. No cardápio, além de cervejas autorais e drinques, há diversos petiscos. Aos sábados e domingos, tem música ao vivo, das 13h às 16h30.
Outra opção para os cervejeiros é a Cervejaria Speranza, que fica na comunidade de Boa Esperança. O local funciona de quinta a domingo, das 11h às 18h.
Imersão no mundo da cachaça
No Alambique Cachaça 3R, em Buenos Aires, os visitantes fazem turismo de experiência. Depois de conhecerem cada etapa do processo produtivo da bebida, podem experimentar e comprar os diversos tipos de cachaça feitos no empreendimento, que existe há três anos e já é premiado nacionalmente.
A sommelier Renata Ribeiro destaca, entretanto, que o local não é interessante apenas para quem consome a bebida. “Até turmas de escola vêm aqui, porque falamos da história da cachaça no Brasil, do processo químico de produção e também do consumo consciente de bebida alcoólica”, destacou. A Cachaça 3R abre das 8h às 17h30. Grupos precisam agendar pelo telefone (27) 99768-4200.
*KR Comunicação
Comentários