Descobrindo as belezas e os atrativos de Iconha
Iconha, que no mapa do turismo capixaba está na região Costa e Imigração, mostra que tem atrativos para ser destino, em vez de rota
Escute essa reportagem
No Sul do Espírito Santo, Iconha, que neste ano comemorou seu primeiro centenário, é reconhecida no mapa do turismo do Estado como um dos destinos da região Costa e Imigração.
A cidade mostra que tem atrativos para que as pessoas não só passem por ela, mas se dediquem a conhecê-la e a apreciar as belezas que fazem parte do território iconhense.
Leia mais sobre Caçadores de Destinos
Por muito tempo, Iconha foi vista como rota de passagem para quem trafegava pela BR-101. Desde 2019, porém, após inauguração de um trecho de oito quilômetros da rodovia, contornando a cidade, o fluxo de veículos foi desviado.
Ao mesmo tempo em que desafogou o trânsito no Centro, a intervenção reduziu a exposição de Iconha a potenciais visitantes.
Hoje, o município, que fica a 90 quilômetros de Vitória, não é mais uma “parada no meio do caminho”. Para além disso, busca se fortalecer como destino turístico capixaba.
Para isso, explora as vocações econômicas que possui, como a agricultura. Fazer turismo em Iconha é, por exemplo, passear por propriedades que cultivam cafés especiais. Montanhas de Iconha, Doce Grão e Caprini estão entre os cafés iconhenses.
Mas a terra da banana e do café também é lugar de atrativos para quem curte estar em contato com a natureza e apreciar as belezas e as possibilidades que ela oferece.
Elane Donateli Armani é uma empreendedora local que acredita no potencial turístico de Iconha. Na verdade, ela o vivencia. Há alguns anos, abriu as portas da propriedade da família para o turismo e, desde então, recebe no Sítio Cristo Rei, na localidade de Pedra Lisa Alta, pessoas que se encantam pelas belezas de Iconha.
“Buscamos, através da hospedagem, promover o turismo de experiência e o ecoturismo. Aqui, as pessoas experimentam o que é viver em contato com a natureza, andam no meio da mata, tomam banho na piscina com água que vem direto da nascente, cozinham no fogão a lenha… É uma imersão na tranquilidade da vida no campo”, disse.
No sítio, destaque para acomodações que misturam conforto e estilo rústico, entre elas um casario no estilo de “casa de vó” do interior, além de áreas com sauna, churrasqueira e forno para pizza.
Casa da Cultura
O Espaço Cultural Zoé Rodrigues Misságia, conhecido como Casa da Cultura de Iconha, no centro da cidade, será reinaugurado em breve, segundo a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer. O local passa por obras, depois de ter sido destruído pela enchente que atingiu o município em 2020. A previsão é que em setembro moradores e turistas possam voltar a visitar o espaço, que abriga museu, biblioteca e projetos culturais.
Pão com pernil faz sucesso
Iconha era rota de passagem dos caminhoneiros que cruzam o Brasil a trabalho. Em 2019, entretanto, esse cenário mudou, com a inauguração do contorno da cidade, um trecho de cerca de 8 quilômetros da BR-101 que serviu para desafogar o trânsito no interior do município.
Os costumes de antes, porém, foram preservados. O famoso pão com pernil, que por anos serviu para alimentar os viajantes que passavam pela cidade, continua fazendo sucesso por lá com os turistas. A Lanchonete Requinte do Sabor é referência para quem procura a iguaria. Além do pão com pernil, tem o pão com linguiça, que ajuda a fidelizar a clientela. O local abre todos os dias, das 7h às 22h. Contato: (28) 99915-1994.
Saiba mais sobre Iconha
A Lei Estadual 12.174/2024, criada em junho, declara 03 de julho como o Dia da Celebração da Emancipação Política do Município de Iconha e prevê que, nessa data, a sede do governo seja transferida simbolicamenente para a cidade.
Iconha é conhecida como “Cidade dos Caminhoneiros”. É o município do Brasil com maior número de caminhões por habitante. Isso porque existem muitas empresas de transporte de cargas por lá.
Em 2020, Iconha foi atingida por uma forte chuva, que destruiu casas, comércios e outras estruturas. Desde então, o município e os moradores vêm se reerguendo.
Dentre os principais eventos que fazem parte do calendário oficial, estão o Pré-Carnaval de Iconha, realizado uma semana antes do Carnaval oficial; o aniversário da cidade, em julho; a Feira Agropecuária, em setembro; e o Natal Iluminado, de novembro a dezembro.
Comentários