Irupi: maior festa de São João do ES
Município e destaca por ter uma das festas juninas mais famosas, em que ocorre o tombo do maior canjicão capixaba
Escute essa reportagem
Irupi, carinhosamente chamada de Princesinha do Caparaó, possui cerca de 13 mil habitantes. Quem visita a cidade experimenta a tranquilidade do interior e sente a hospitalidade do povo acolhedor, que, principalmente em junho, prepara-se para receber turistas de municípios vizinhos e de outras regiões do Estado.
É que, nessa época, é realizado o mais tradicional evento do município, a festividade considerada o maior São João do Espírito Santo.
Há 113 anos, a comunidade católica se une para realizar a Festa de São João Batista, padroeiro da cidade. Irupi ainda nem se chamava Irupi e não tinha status de município, quando tudo começou.
A tradição resistiu ao tempo e às mudanças e, a cada ano, cresce mais. Realizada na praça central, em frente à Igreja Matriz, reúne milhares de pessoas, com muita comida boa, fartura e diversão.
Nos últimos anos, a Igreja Católica vem recebendo o apoio da prefeitura, possibilitando que a festividade tenha alcance ainda maior. Além da programação religiosa, com missas, há uma programação secular, com diversas atrações musicais.
Neste ano, o São João de Irupi foi realizado entre 15 e 24 de junho, totalizando dez dias de festividades. Independentemente do dia da semana, o acendimento da fogueira só ocorre no dia 24 de junho, que é o dia do santo padroeiro. Em 2024, caiu em um domingo, encerrando a festa.
Há três anos, um novo costume passou a fazer parte da comemoração. Durante a festa, acontece o tombo do maior canjicão capixaba. Mulheres da comunidade se unem para preparar a iguaria típica das festas caipiras.
Neste ano, a meta era fazer 600 litros de canjica, mas foi ultrapassada. Na panela gigante colocada na praça, havia 650 litros da delícia, que foram distribuídos entre os participantes da festa.
A jornalista Victoria Meireles, de Vila Velha, conferiu tudo de pertinho. “É a segunda vez que participo da festa. Vim, gostei e voltei. E vou me programar para vir de novo no ano que vem”.
Os números
113 anos acontece a festa em Irupi
10 dias de festividades no evento deste ano
Saborear café especial
O Caparaó Capixaba é rico em cafés especiais. Logo, passear por Irupi, que é um dos maiores produtores de café do Espírito Santo, inclui uma pausa para apreciar a bebida. A Jane's Coffee, na sede, é uma cafeteria que leva o nome da matriarca, a dona Jane Souza, que administra o empreendimento com os filhos Weuller e Anna Clara.
No local, é possível experimentar cafés da região cujo padrão de qualidade é reconhecido, inclusive, com o selo de denominação de origem. Para harmonizar, há no cardápio uma diversidade de salgados e doces, com destaque para o delicioso bolo cremoso de milho.
A Jane’s Coffee abre de sexta a quarta, das 8h às 11 horas e das 14h às 19h. Aos domingos, das 14h às 18 horas.
Agricultura e arte
Aos sábados, bem cedinho, empreendedores rurais de Irupi se reúnem na Feira da Agricultura Familiar, na praça central, em frente à igreja católica. Legumes, verduras e hortaliças fresquinhos, colhidos nas propriedades horas antes de a feira começar, assim como as peças de artesanato, enchem os olhos de moradores e visitantes.
O produtor rural Anadir Guilherme Eler, de 75 anos, é um dos expositores. Na banca dele, os clientes encontram rapadura, conserva de pimenta, pé de moleque, farinha de mandioca e artesanatos feitos de bambu, além de legumes e verduras cultivados e colhidos por ele. A Feira da Agricultura Familiar de Irupi funciona aos sábados, das 6h às 11 horas, na sede da cidade.
Boa comida e ecoturismo
Que tal curtir um almoço em contato com a natureza, saboreando boa comida e apreciando uma bela paisagem? O Sítio Vale Encantado, em Irupi, proporciona essa vivência.
Por 10 anos, o empresário Renato Dercílio só cultivava café na propriedade da família, mas vinha alimentando a ideia de fomentar o turismo local.
Há seis meses, ele abriu o Café Vale Encantado, onde os visitantes podem usufruir de cafeteria e restaurante.
Além disso, o sítio possui animais exóticos, como lhama, exemplares da ave australiana emu, que é a segunda maior do mundo, e cisnes negros e pavões, que encantam adultos e crianças. O local funciona de quarta-feira a domingo, da hora do almoço até o fim da tarde.
* KR Comunicação
Comentários