Esportes e música agitam Vila Velha
A programação de verão no município terá diversas atrações na Praia da Costa e em Itapuã neste mês, para todos os gostos
Escute essa reportagem
O município de Vila Velha, no qual moram cerca de 470 mil pessoas, é também o lugar onde muita gente passa férias. A cidade onde nasceu o Espírito Santo é o destino de diversos turistas no verão. Para agradar a tantos moradores e visitantes, uma programação especial vai agitar a estação mais badalada do ano por lá.
Entre os dias 12 e 28 deste mês, haverá várias atrações nas orlas da Praia da Costa e de Itapuã. Esporte, cultura e muita música vão animar a temporada na cidade.
A Arena de Verão vai ficar montada ao longo desse período na Praia da Costa, estimulando a prática de atividades físicas. No local, haverá espaço para quem curte jogar vôlei de praia, beach soccer, futevôlei e beach tênis, por exemplo, e também para os que gostam de recreação, danças e ritmos. Um espaço ideal para o encontro de gerações e de gostos variados.
“Além de promover o esporte, a Arena de Verão vai estimular o lazer e a convivência, enriquecendo a experiência de todos que estiverem desfrutando das belas praias de Vila Velha”, comentou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Andinho Almeida.
Turistas e moradores vão poder se divertir, também, no Festival Delírio Tropical, que será realizado entre os dias 17 e 28 deste mês, em uma arena com dois palcos, montada na Praia de Itapuã, onde vão se apresentar mais de 50 atrações. A programação, gratuita, terá de Mundo Bita a Banda Casaca e de Mukeka di Rato a Jefinho Faraó.
Às quartas-feiras, das 16 horas às 21h30, as atrações serão voltadas para o público infantil. De quinta a domingo, ritmos como rock, forró, axé e samba e apresentações de stand up comedy estão na programação.
“O festival é uma grande oportunidade para valorizarmos a cultura local, os nossos artistas”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Roberto Patrício Junior.
Eventos religiosos também vão fazer parte da programação de Vila Velha. O Jesus Vida Verão, festival de música gospel, será realizado entre os dias 10 e 13 deste mês, na Praia de Itapuã, com artistas regionais e nacionais, como Midian Lima e Anderson Freire. Na Praia da Costa, de 12 a 14 deste mês, haverá o Cristo Nossa Praia, com adoração ao Santíssimo Sacramento, atrações musicais e missa.
KR Comunicação*
O que curtir na cidade canela-verde
Roteiro de fé
Um dos principais pontos turísticos do Espírito Santo fica em Vila Velha: o Convento da Penha. O local faz parte do roteiro de fé de muitos visitantes, mas também é apreciado pelo público em geral, independentemente de crença e religião.
Do alto do penhasco onde foi construído, é possível desfrutar de uma vista panorâmica da cidade canela-verde e de Vitória.
Neste verão, até 14 de fevereiro, o Convento está com programação diferenciada. O portão e a capela ficam abertos das 6h às 18h, de segunda a sábado, e, aos domingos, das 4h às 18 horas.
Aos sábados, as missas são às 7h, 9h, 11h, 15h e 17h. Aos domingos, às 5h, 7h, 9h (no Campinho), 11h, 15h e 17h. De segunda a sexta, continuam nos horários: 7h, 9h, 11h e 15h.
Cultura e história no Farol Santa Luzia
O centenário Farol Santa Luzia, localizado na Praia da Costa, faz parte da cultura e da história do Espírito Santo. Com peças vindas da Escócia em 1870, ele foi montado em 1871 pelo Barão de Cotegipe.
Atualmente, está em processo de tombamento provisório pelo Conselho Estadual de Cultura. A torre tem 12 metros de altura. A luz que emite tem alcance de até 32 milhas marítimas, o equivalente a 63 quilômetros, e até hoje orienta a entrada de navios na baía de Vitória e Vila Velha.
O local abre para visitação, gratuita, de terça-feira a domingo e em feriados, das 9 horas às 16h30.
Comida para saborear à beira da lagoa
A gastronomia de qualidade é um dos pontos fortes de Vila Velha. Um exemplo de lugar para apreciar uma boa comida e um dia gostoso de lazer é o Recanto da Lagoa, que fica na beira da Lagoa do bairro Morada do Sol.
Com área coberta, mesas ao ar livre e deliciosas receitas feitas com frutos do mar, carnes e massas, o restaurante funciona aos sábados e aos domingos, das 11 às 17 horas, e tem música ao vivo.
Forte proporciona bela vista para a Baía de Vitória
No 38º Batalhão de Infantaria do Exército está o Forte São Francisco Xavier da Barra, cuja construção foi iniciada em 1535 para proteger a Baía de Vitória de eventuais invasores.
No local, é possível visitar o Salão de Honra, onde estão expostos retratos dos patronos do Exército Brasileiro e as bandeiras históricas do Brasil; a Sala Vasco Fernandes Coutinho, onde está contada a história do Espírito Santo; e a Sala Duque de Caxias, que possui acervo da 2ª Guerra Mundial, além de apreciar uma vista exuberante para a Baía de Vitória. O Forte abre de terça a domingo, das 14 às 20 horas, e a visitação, gratuita, precisa ser agendada pela internet.
Comentários